Respostas
Explicação:
- BASES
Base é toda substância que em solução aquosa sofre dissociação iônica, liberando o ânion OH- (Hidróxido).
A dissociação iônica está relacionada ao comportamento das bases em presença de água. Exemplo: a soda cáustica (NaOH) é uma substância sólida que em contato com a água libera os íons Na+ e OH- que se dissolvem devido à atração pelos polos negativos e positivos da molécula de H2O. Sendo assim, bases são substâncias compostas pela combinação de um cátion (geralmente de um metal) com o ânion OH-.
Uma das características das bases é seu sabor adstringente, que “amarra” a boca, ou seja, diminui a salivação.
Da mesma forma que os ácidos, as bases também conduzem corrente elétrica quando dissolvidas em água. Os indicadores fenolftaleína (solução) e papel de tornassol também mudam de cor em presença de hidróxidos. A fenolftaleína incolor torna-se vermelha; papel de tornassol vermelho fica azul: reações inversas às que verificamos no caso dos ácidos.
Vejamos as principais bases:
Hidróxido de Sódio (NaOH): Conhecida também como soda cáustica, essa substância é utilizada na fabricação do sabão, celofane, detergentes e raiom, produtos para desentupir pias e ralos, e também no processo de extração de celulose nas indústrias de papel, etc.
Hidróxido de Magnésio (Mg(OH)2): Está presente na solução que é comercializada com o nome de “leite de magnésia”, produto utilizado como laxante e antiácido estomacal.
Hidróxido de Cálcio (Ca (OH)2): Conhecida como cal hidratada ou cal extinta, essa substância é usada na construção civil: na preparação de argamassa (areia + cal) e na caiação (pintura a cal); as indústrias açucareiras utilizavam o hidróxido de cálcio na purificação do açúcar comum.
Hidróxido de Amônio (NH4OH): Essa substância é obtida em solução aquosa do gás de amônia e comercializada como amoníaco. É usado na fabricação de produtos de limpeza doméstica, na revelação de filmes fotográficos, em detergentes, na indústria têxtil, etc.
Hidróxido de Potássio (KOH): na fabricação de sabões moles e no processamento de certos alimentos.
Leite de magnésia, usado como antiácido estomacal (contém hidróxido de magnésio – Mg(OH)2);
Água de cal, usada em caiação de paredes e árvores (contém hidróxido de cálcio – Ca(OH)2);
Solução de amoníaco, presente em muitos produtos de limpeza e também em produtos para uso farmacêutico e estético (contém hidróxido de amônio – NH4OH);
Exemplos de bases no cotidiano
As bases são também chamadas de álcalis porque essa palavra deriva do termo árabe al kali que significa “cinzas”, isso porque na época as substâncias alcalinas eram extraídas da queima das plantas.
Visto que algumas bases, como a soda cáustica, são perigosas, tóxicas e corrosivas, o gosto não é um modo confiável e seguro de testar se determinado composto é básico (ou alcalino). Assim, por meio da sua teoria de dissociação iônica, o químico sueco Svante Arrhenius determinou o que faz um composto pertencer à função inorgânica das bases:
“Bases são compostos capazes de se dissociar na água, liberando íons, dos quais o único ânion é o hidróxido, OH-.”
Dissociação de bases em água liberando como único ânion a hidroxila
Observe que em todos os casos a fórmula química da base é constituída de um cátion ligado à hidroxila, OH-. Desse modo, quando entram em contato com a água, eles não reagem com as suas moléculas, apenas há uma dissociação e liberação de seus íons já existentes que ficam, então, circundados pelas moléculas de água. O cátion muda de uma base para a outra, porém, o ânion é sempre o mesmo - OH-.
Algumas das principais propriedades das bases são:
Formam soluções eletrolíticas (que conduzem eletricidade);
Reagem com os ácidos por meio de reações de neutralização e geram um sal e água como produtos;
Atuam sobre a cor dos indicadores ácido-base.
O pH das bases fica acima de 7 e, quanto maior for esse valor, mais básica a substância é. Alguns indicadores ácido-base são usados para identificar se um composto é básico. No exemplo abaixo foi usado um papel de tornassol como indicador. A cor azul indica que o sabonete é básico; em meio ácido (pH < 7), ele ficaria vermelho.
A cor azul no papel de tornassol indica que o meio é básico
Outros indicadores podem ser usados, como a fenolftaleína (que fica vermelha em meio básico), o alaranjado de metila (que fica amarelo em contato com uma base) e o azul de bromotimol (que fica azul).
O que determina se uma base é forte ou não é o seu grau de dissociação (α), que corresponde à relação entre o número de fórmulas unitárias que se dissociaram e o número de fórmulas unitárias que foram dissolvidas. Se o valor de α der maior que 50%, é uma base forte, e, no caso das bases fracas, em geral, esse valor é igual ou menor que 5%.
Exemplos de bases fortes são: NaOH, KOH, Ca(OH)2, Sr(OH)2 e Ba(OH)2;
Exemplos de bases fracas: Mg(OH)2 e NH4OH.
Frascos de laboratório de soluções de bases: hidróxido de sódio, hidróxido de amônio e hidróxido de cálcio