1- Por que segundo Aristóteles, o homem é capaz de ir além da experiência?
2- De onde vem a experiência, para Aristóteles?
3- Por que segundo Aristóteles, as sensações não dizem o porquê de nada e não podem servir de instrução?
4- Qual a importância das ciências para Aristóteles?
5- Qual o método utilizado por Aristóteles para classificar os seres?
alguém me ajuda pfv
Respostas
Resposta:
1.) Todos os homens, por natureza, aspiram ao saber. No entanto, o homem é capaz de ir além da experiência e viver, também, arte e ciência. Entretanto, ainda segundo Aristóteles, da memória forma-se experiência nos homens. Isso porque as muitas lembranças de uma mesma coisa desembocam na experiência.
2.) Aristóteles acreditava que a nossa experiência é o que nos leva a conhecer e a entender o mundo. Ele acreditava que todos os seres são fruto da junção da essência e da matéria. Ele não acreditava num “mundo das ideias” que existia além da realidade.
3.) Segundo Aristóteles, a sensação não é responsável por todos os julgamentos, nem por discriminar todos os objetos cognoscíveis. Também para Aristóteles, o extremo oposto não é verdadeiro, a saber, que a sensação não discrimina seus próprios seus próprios objetos.
4.) Para Aristóteles, as ciências são a busca das causas e princípios primeiros da realidade com um fim em si mesma. Isso significa que o homem busca esse tipo de saber para aperfeiçoar seu raciocínio e sua alma, não para algum fim ou com utilidade (em vista de). É a busca do universal.
5.) Aristóteles se utilizou de três critérios para classificar os saberes: critério da ausência ou presença do homem nos seres investigados, critério da imutabilidade e critério da modalidade prática. Essa classificação relaciona-se à divisão dicotômica dos objetos em gênero e espécie.
Espero ter ajudado ^.^ ♡♡