Considerando um ciclo menstrual regular de 28 dias, qual o período em que seria menor a chance de uma relação resultar em gravidez?
Respostas
Resposta: talvez ainda não tivesse ovulado, mas o faria um ou dois dias depois. Considerando que o espermatozoide pode permanecer viável no organismo feminino por cerca de dois dias, há a possibilidade de Paula ter engravidado. O exame de urina poderia confirmar essa hipótese, indicando altos níveis de gonadotrofina coriônica.
Explicação:
Considerando que, num ciclo de 28 dias, a ovulação ocorre no 14º dia do ciclo, Paula deveria ovular por volta do dia 04 de julho. Considerando a permanência do espermatozoide no trato genital feminino por cerca de 48 horas, há grande possibilidade de gravidez, a qual poderá ser detectada pela presença do hormônio gonadotrofina coriônica (HCG) na urina, após alguns dias. Esse hormônio é produzido pelo trofoblasto (camada de células que forma o blastocisto humano) e que tem a função de manter o corpo lúteo funcionando, produzindo progesterona, hormônio que mantém o endométrio em condições de gravidez.