• Matéria: Sociologia
  • Autor: ga270539
  • Perguntado 6 anos atrás

UNITAU SP/2015) Nem o imperialismo nem o colonialismo são um simples ato de acumulação e aquisição. Ambos são sustentados e talvez impelidos por potentes formações ideológicas que incluem a noção de que certos territórios e povos precisam e imploram pela dominação. SAID, Edward. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 40. O texto acima faz referência a um conjunto de ideias que legitimou a dominação dos povos africanos e asiáticos no século XIX, dentre as quais podemos destacar a) a noção, defendida pela Igreja, de salvação das almas de homens considerados pagãos, infiéis e pecadores. b) a ideia de “destino manifesto”, empregada para justificar a ocupação do território norte-americano. c)o capitalismo, que afirmava a necessidade de novos mercados consumidores para a produção industrial europeia. d)o etnocentrismo e a noção de missão civilizadora dos povos brancos, considerados “avançados”, sobre os demais povos, considerados “atrasados”. e)a ideia de igualdade social e de direitos para todos os homens, independentemente de classe social ou raça.

Respostas

respondido por: gihmihisa
68

Resposta:

Letra D- O etnocentrismo e a noção de missão civilizadora dos povos brancos, considerados “avançados”, sobre os demais povos, considerados “atrasados”.

Bons Estudos^-^

Anexos:
respondido por: Matheusieti
15

A alternativa D é que melhor se baseia na ideia de etnocentrismo praticado dentro das questões do colonialismo e do imperialismo. A partir da etnologia que nota-se pelo estudo dos fatos e documentos analisados pela etnografia, ou seja, ela utiliza a antropologia cultural e social para uma comparação entre as diferentes culturas e seus grupos, afim de sobrepor uma cultura a outra.

Logo, a alternativa A e a alternativa B apresentam uma ideia de dominação diferente da questão etnocentrica imposta no Brasil. Aqui, o ideal da miscigenação é tido como um mecanismo de absorção do mestiço, ou seja, ele dialoga sobre o essencial, no funcionamento desses mecanismos, que não é nem a ascensão social  nem a igualdade racial, mas, ao contrário, a hegemonia da raça dominante.

Mais sobre este tema:

brainly.com.br/tarefa/1653883

Anexos:
Perguntas similares