Respostas
1- Não sei qual é a "figura 1 da aula anterior" mas a proporção 3 : 1 que aparece na herança com dominância completa, na 2a. geração (ou F2), quando se cruzam 2 indivíduos heterozigotos para 1 par de genes (ex.: Aa x Aa) é padrão para todos os cruzamentos desse tipo de herança. Daí surgiu a 1a. Lei de Mendel:
F1 x F1 = Aa x Aa
Gametas = A-a A-a
F2 = AA - Aa - Aa - aa ⇒ a combinação dos 2 gametas paternos com os 2 maternos resulta em 4 classes genotípicas (4 genótipos), sendo 3 com o caráter dominante (tem o gene A) para cada 1 com o caráter recessivo (aa). Ou seja: 3/4 dominantes para 1/4 recessivo (em porcentagem: 75% dominante e 25% recessivo). Lembrando que essa proporção é a probabilidade para cada descendente.
2- A características genéticas dos seres vivos (...). Para cada uma dessas características existem 2 genes ou alelos, um recebido do genitor masculino e, outro, do feminino. Para se reproduzir sexuadamente (...). O fator passado ao gameta pode ser o dominante ou o recessivo. Ou seja, mesmo um fator não manifestado no indivíduo pode ser passado aos seus descendentes.
Espero ter ajudado.