1 — Na América Portuguesa, muitas rebeliões eclodiram a exemplo do que vinha acontecendo em
todo o território americano. No Brasil, a Inconfidência Mineira (1789) e a Conjuração Baiana (1798)
exerceram um papel importante na busca pela independência do Brasil. A Revolta dos Alfaiates,
como também ficou conhecida a Conjuração Baiana envolvia padres, profissionais liberais, membros da elite intelectual da Bahia e pessoas de grupos sociais menos privilegiados como sapateiros, ex-escravizados, soldados e vários alfaiates. Integraram também o movimento membros da
maçonaria conhecidos como Cavaleiros da Luz.
Reunião dos Cavaleiros da Luz discutindo o fim da opressão colonial.
a) De que maneira a Conjuração Baiana se relaciona com o movimento pela independência do
Haiti?
b) Explique os motivos que levaram os Cavaleiros da Luz a abandonar o movimento da Bahia e de
que forma essa saída se relaciona com os objetivos acordados para a Conjuração.
Respostas
A -Estão relacionadas na medida que foram um movimento com ampla participação de setores escravizados, além de ser uma revolta anti-colonial, exigindo a independência política e econômica de suas respectivas regiões (Bahia e Haiti) em relação a potências estrangeiras.
B - Se afastaram pois temiam que as consequências da Conjuração fossem mais severas que os seus possíveis ganhos, de modo que um movimento político que tinha forte participação dos setores médios da sociedade baiana, e até mesmo de alguns latifundiários, acabou se esgotando com a divisão e saída deste setor.
a) A maneira com que a Conjuração Baiana se relaciona com o movimento pela independência do Haiti é que em ambas houve uma intensa participação dos indivíduos escravizados, e estes tinham um objetivo em comum, que era o da independência política e econômica de suas regiões em relação a empresas estrangeiras.
b) Os motivos que levaram os Cavaleiros da Luz a abandonar o movimento da Bahia foi porque eles imaginavam que poderiam acabar lidando com consequências bastante negativas. Essa saída se relaciona com os objetivos acordados para a Conjuração por conta de que houve o esgotamento de um grande movimento político bastante participativo na sociedade.
Veja a seguir um resumo da Conjuração Baiana:
Local: Bahia (final do século XVIII);
Causas: influências da maçonaria, situação de miséria, desigualdades sociais.
Reivindicações: tornar a Bahia independente de Portugal, acabar com a escravidão e atender aos pedidos da população mais pobre.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/13194559