Em 1821, o rei de Portugal, D. João VI, foi convocado pelas cortes portuguesas a retornar à Portugal. Desde 1808 o rei havia se refugiado no Brasil de maneira a se proteger das tropas de Napoleão Bonaparte que queriam o tirar do poder; em 1821, Napoleão já havia sido derrotado pelos ingleses e o povo de Portugal exigia o retorno de seu rei para organizar politicamente a nação.
Antes de retornar a Portugal, D. João VI encarregou seu filho Pedro, futuro D. Pedro I, a governar o Brasil em seu lugar. Segundo contam os documentos, antes de partir, o rei disse a seu filho:
"Pedro, se o Brasil se separar de Portugal, antes seja para ti, que me hás de respeitar, do que para algum desses aventureiros."
Explique nas linhas abaixo o porquê de D. João VI ter dito esta frase para seu filho, refletindo sobre o processo de independência que aconteceu no Brasil e os interesses envolvidos no momento.
Respostas
Resposta:
D João disse essa frase a seu filho Pedro, pelo fato de que caso o Brasil se separasse de Portugal e deixasse de ser uma colônia, ainda assim a Família Bragança teria o poderio da nação e continuaria a reinar sobre ela.
Explicação:
E foi o que aconteceu. O Brasil é um país muito rico de recursos naturais e Portugal tirou proveito disso e não queria abrir mão, a família bragança ficou no poder do Brasil de 1807 a 1889, quando houve o fim da monarquia. Pois com eles no poder, ainda conseguiam explorar o país e fazer o que queriam. Além disso, por causa da invasão francesa em Portugal, o país entrou em crise e o Brasil Colônia era sua fonte de renda, então não poderiam deixar o país nas mãos de qualquer um ou "aventureiros" que iriam distanciar as relações entre Portugal e Brasil.