ME AJUDEM POR FAVORRR!!!!!!!!
"O novo Imperador é um conhecedor e admirador das formas de governo liberais da Europa. Procura seguir as regras do parlamentarismo inglês, que já estavam sendo seguidas por outros países. Com o correr do tempo, a alternância dos partidos vai adquirir uma certa regularidade". (LACOMBE, Américo J. HISTÓRIA DO BRASIL. São Paulo, Ed. Nacional, 1979. p.169.)
O texto refere-se à política do Segundo Reinado, com D. Pedro II, cujas linhas gerais são bem definidas por sua regularidade. Procure definir tais linhas, indicando os partidos políticos envolvidos e o papel político do Imperador
Respostas
O Brasil era uma monarquia e se tornou uma “espécie de parlamentarismo” a partir de 1847, com a criação do cargo de presidente do Conselho de Ministros. Mas era um parlamentarismo às avessas,
de cima para baixo. Quando acreditava ser necessário, o imperador dissolvia a Câmara dos Deputados e indicava um político de um dos partidos dominantes para formar o novo gabinete, usando, para isso, seu poder moderador, exceto durante o “período de conciliação”, de 1853 a 1858, em que ambos governaram. Afinal, havia muito pouca diferença entre eles.
A regularidade desta política era a "alternância no poder" entre representantes dos dois grandes partidos da política nacional, os partidos envolvidos eram o Partido Conservador e o Partido Liberal e o papel do Imperador era ao mesmo tempo manter o equilíbrio, de modo que nenhum dos dois crescesse demais, e manter-se como "coração" da política nacional.
Tanto o Partido Liberal quanto o Partido Conservador eram compostos pelos membros das elites latifundiárias nacionais e divergiam apenas pontualmente. Os Liberais defendiam que o Governo Central (Império) deveria ter menos poder de influenciar as províncias e os Conservadores a posição oposta.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/6218709