• Matéria: Geografia
  • Autor: laraspencerebrahim
  • Perguntado 6 anos atrás

Um dos fenômenos mais característicos da I República no Brasil é a imigração em massa. Entre 1881 e 1930, houve o ingresso de milhões de imigrantes no país. Um desses grupos serviram como mão de obra nas lavouras de café. Os dois grupos mais representativos, em termos numéricos, durante esse período, foram *

Respostas

respondido por: malufsarex
64

Resposta:

Alemães e italianos com as suas famílias

Explicação:

Olá,

Este período representa a perda massiva de mão de obra brasileira, ou seja, foi o momento em que a escravidão foi devidamente proibida e a fiscalização para quem empregava este tipo de trabalho cobrava altas quantias de dinheiro como indenização pela quebra da lei.

 Os fazendeiros não queriam empregar os negros, ou seja eles não aceitam ter para si negros trabalhando e recebendo salário porque acreditavam que estes não mereciam um trabalho pago. Foi então que o Brasil criou um incentivo para atração de estrangeiros afim de trabalhar aqui e ficarem ricos. Muitos foram extremamente explorados e não tiveram o que seus patrões alegaram que teriam.

 Os principais migrantes trazidos ao Brasil neste período para implementar a mão de obra brasileira foram os alemães e Italianos, juntamente com suas famílias.


Nickychan12: nn tem essa opção
Nickychan12: a) italianos e portugueses. / b) portugueses e espanhóis. / c) espanhóis e alemães. / d) alemães e japoneses.
pereirasantospatrici: Eia povo doido kk
respondido por: JulioHenriqueLC
10

O ciclo do café determina o período da história do Brasil de 1800 a 1930, quando a cafeicultura era a principal atividade econômica do país, sendo fundamental para exportação brasileira.

Esse período contempla o momento da abolição da escravatura, de modo que manter trabalho escravo nas lavouras era proibido e os produtores que eram pegos com tais práticas eram obrigados a pagar altas indenizações.

Dessa forma, houve uma perda massiva da mão de obra, já que os grande produtores não queriam empregar os antigos escravos de modo que eles recebessem salários.

Sendo assim, o Brasil criou um incentivo para que a vinda de estrangeiros ao país fosse facilitada de modo que eles seriam a mão de obra necessária  nas lavouras de café, a maior parte dos imigrantes eram alemães e italianos.

Para mais informações sobre a Primeira República, acesse:  brainly.com.br/tarefa/32364978

Espero ter ajudado, bons estudos e um abraço!

Anexos:
Perguntas similares