Respostas
Resposta:
O movimento Black Lives Matter reabriu uma ferida psicológica para os negros e revelou desafios únicos nos serviços de saúde mental.
A morte de George Floyd em Minneapolis, Minnesota, EUA, e os protestos subsequentes Black Lives Matter em todo o mundo estão afetando a saúde mental dos negros.
O papel significativo que a raça e o racismo sistêmico desempenham tanto historicamente quanto no mundo de hoje pode, e está afetando os indivíduos psicologicamente.
Como psicoterapeuta, o impacto muitas vezes é sentido no consultório com clientes negros que vivenciam ansiedade, raiva, exaustão e sensação de impotência diante das desigualdades e injustiças raciais.
A experiência do racismo - direto e indireto na forma de microagressões ou exposição ao racismo pela mídia - pode ter um efeito devastador na saúde mental dos negros. Este efeito - conhecido como “trauma racial” - pode levar à depressão, hipervigilância, estresse crônico e fadiga, inflamação corporal e sintomas semelhantes ao transtorno de estresse pós-traumático.
espero ter te ajudado bjs