Respostas
Resposta:
O Colbertismo foi criado nos séculos XVI e XVII e é o Mercantilismo característico da política econômica francesa.
Teorizado e promovido por Jean-Baptiste Colbert, controlador geral das finanças do rei Luís XIV. Uma vez que a maior parte do comércio internacional se fazia por meio de metais, como o ouro e a prata, o colbertismo propunha que o volume de exportações fosse maior que o de importações para que se obtivesse uma balança comercial favorável. As consequências desta política foram um protecionismo rígido que visava, entre outras coisas, o incremento da produção de manufaturas; por outro lado, uma série de conflitos econômicos e guerras sangrentas aconteceram neste período. O maior legado das desvantagens desse tipo de política econômica foi o endurecimento das estruturas econômicas e os processos e a redução do espaço para a inovação, através de uma rede de regulamentos e de controles meticulosos.
Resposta:
A política econômica adotada por Colbert na França ficou conhecida como colbertismo.
Entre as principais características do colbertismo, podemos citar:
- Ações de incentivo ao desenvolvimento das manufaturas, com o objetivo de ampliar as exportações francesas de manufaturados. Portanto, o mercantilismo defendido por Colbert foi essencialmente de caráter industrial.
- Estímulo à expansão marítima com objetivos comerciais.
- Incentivos às Companhias de Comércio.
- Tentativa de conquistas de novos territórios para a França, através de uma política de expansão territorial.
- Adoção de medidas voltadas para a intervenção do Estado na economia.
- Adoção de medidas voltadas para o estímulo do comércio.
- Balança comercial favorável (mais exportações do que importações) como um dos objetivos principais da política econômica.