1. Entre os motivos que levaram a radicalização da Revolução Francesa e a instauração do período do Terror podemos citar: * 1 ponto A execução de Luís XVI; A revoluta do exército puritano; A independência da colônia do Haiti; O assassinato do líder Jean-Paul Marat 2. (PUCCAMP – SP) – Na Revolução Francesa a Convenção Jacobina pode ser caracterizada: * 1 ponto Pela anulação das medidas mais radicais e de maior alcance social, levadas a efeitos durante o governo provisório; Pelo predomínio político da alta burguesia, que toma medidas marcadas pela moderação e pela exclusão das massas populares; Pela radicalização do processo revolucionário que coloca o “terror” nas ordens do dia e pelas pressões dos sans-culottes; Pela conspiração dos camponeses, de inspiração socialista contra a Convenção.
Respostas
Resposta:
1-O assassinato do líder Jean-Paul Marat
2-Pela radicalização do processo revolucionário que coloca o “terror” nas ordens do dia e pelas pressões dos sans-culottes;
Feedback:
1-Exatamente, foi percebendo que os radicais populares (principalmente os jacobinos) ainda eram vulneráveis a ameaças e até ao terrorismo de seus inimigos que fez Robespierre “endurecer” a Revolução.
2-Exatamente, após o assassinato de Marat e a aplicação da Lei dos Suspeitos por Robespierre, o terror e a desconfiança de uma contrarrevolução passaram a ser assunto diário durante a República Jacobina.
QUESTÃO 01
A alternativa correta, que aponta um dos motivos que levaram a radicalização da Revolução Francesa e a instauração do período do Terror, é a seguinte: "O assassinato do líder Jean-Paul Marat ".
Logo depois do assassinato de Marat e da aplicação da "Lei dos Suspeitos" por Robespierre, a desconfiança de uma nova revolução, assim como o terror, passaram a ser os principais assuntos do cotidiano durante a República Jacobina.
QUESTÃO 02
A alternativa correta, que aponta como a Convenção Jacobina pode ser caracterizada na Revolução Francesa, é a seguinte: "Pela radicalização do processo revolucionário que coloca o “terror” nas ordens do dia e pelas pressões dos sans-culottes; "
Robespierre, ao perceber que os radicais populares (em especial os jacobinos) encontravam-se ainda vulneráveis ao terrorismo e às ameaças de seus inimigos, optou então por “endurecer” a Revolução.
Espero ter ajudado!