Enquanto permitia a escravidão e a desigualdade da mulher, a Atenas clássica praticava a democracia executora de poder de forma ainda mais enfática que a modernidade. Inversamente, existem Estados que proíbem a escravidão, dão igualdade de direitos às mulheres e reconhecem os direitos de liberdade, mas não são organizados democraticamente. HÖFFE, Otfried. A democracia no mundo hoje. São Paulo: Martins Fontes, 2005. p. 135 (adaptado). A partir das informações do texto, é correto inferir a existência de (A) democracia ampla na Atenas clássica. (B) cidadania ampla em Estados contemporâneos. (C) cidadania restrita na Atenas clássica e em Estados contemporâneos. (D) democracia restrita na Atenas clássica e em Estados contemporâneos.
Respostas
Resposta:
O correto é a letra C (cidadania restrita na Atenas clássica e democracia restrita em Estados contemporâneos.)
Explicação:
Corrige ai por favor
É correta a alternativa C, já que na Atenas Clássica a democracia era ampla, mas a cidadania era restrita e em muitos Estados contemporâneos a cidadania é ampla, mas a democracia é restrita.
Em Atenas não havia representantes, de modo que os cidadãos participavam diretamente das decisões políticas, tendo um grande grau de influência nos rumos da sociedade na qual viviam. Só eram considerados cidadãos, contudo, os homens livres dotados de posse e filhos de mães nascidas em Atenas, o que representava apenas 15% da população total. Com isto em mente, em Atenas os poucos que podiam participar da política, podiam participar muito.
Mais sobre o tema em;
https://brainly.com.br/tarefa/10751880