Um iPhone incrustado com diamantes pode custar milhões de dólares!
Mas se isso está bem além de seu poder aquisitivo, não fique aborrecido. Afinal, todo smartphone contém metais preciosos - entre eles ouro, prata e platina.
E isso é mais do que um detalhe interessante sobre um aparelho que nunca deixamos de lado: metais preciosos estão mais em alta do que nunca diante do prospecto de que um dia eles ficarão caros demais para serem extraídos.
Ou seja, seu smartphone está ganhando um valor inesperado.
O que exatamente há neles?
Os celulares modernos são pequenos depósitos de metais preciosos.
Um iPhone, por exemplo, pode conter 0,034g de ouro (Au), 0,34 de prata (Ag), 0,015 de paládio (Pd) e menos de um miligrama de platina (Pt). E também contém metais mais mundanos, mas também significativos, como o alumínio (Al) (25g) e cobre (Cu) (15g).
Analisando o texto, as informações trazidas e os seus conhecimentos sobre os metais e ligações metálicas, julgue as assertivas abaixo em Verdadeiro ou Falso, JUSTIFICANDO as FALSAS.
1. ( ) todos os metais presentes em um iPhone são classificados como metais de transição;
2. ( ) entre os metais Au, Ag e C.u, o que mais facilmente forma cátions é o Au;
3. ( ) os átomos do metal C.u (Z=29) apresentam um total de 29 partículas nucleares positivas, elétrons de valência no nível 3 e pertence à família 11 da tabela periódica;
4. ( ) em relação ao metal Ag, ele apresenta maior raio atômico que o metal C.u e maior raio atômico que o metal Pd;
5. ( ) Uma característica comum a todos os metais citados no texto é a facilidade de conduzir corrente elétrica, por conta dos elétrons livres presentes na ligação metálica;
Organize a sua resposta!
Ex:
1. V.
2. F. Justificativa
3. V ... Lembrem de justificar as falsas!!
Respostas
Ao analisar o texto sobre metais e ligações metálicas, podemos afirmar que as alternativas são:
1. (F) nem todos os metais presentes em um iPhone são classificados como metais de transição, pois o alumínio está na família 3A ou 13 e, portanto, é um elemento representativo e não de transição;
2. (F) entre os metais Au, Ag e C.u, o que mais dificilmente forma cátions é o Au, pois o ouro apresenta alta estabilidade e por isso seu valor é elevado. De fato o que mais facilmente forma cátions é o cobre (C.u);
3. (F) os átomos do metal C.u (Z=29) apresentam um total de 29 partículas nucleares positivas, elétrons de valência no nível 4 e pertence à família 11 da tabela periódica.
O Z representa o n° de prótons, ou seja, partículas com carga positiva presente no núcleo. Como Z é 29, há 29 partículas nucleares positivas.
Para sabermos os elétrons de valência (elétrons presentes na última camada) precisamos fazer a distribuição eletrônica:
C.u (Z=29): 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d9
A última camada (valência) é a 4s2, portanto, os elétrons de valência estão no nível 4 (e não no 3 como afirmava o exercício).
Ao observar a tabela periódica, verificamos que o cobre pertence à família 11.
4. (F) em relação ao metal Ag, ele apresenta maior raio atômico que o metal C.u e menor raio atômico que o metal Pd;
A prata (Ag) apresenta maior raio atômico que o cobre (C.u) pois está no período 5 e o cobre no período 4. Raio atômico da prata (Ag) = 165 pm (picômetros); Raio atômico do cobre (C.u) = 145 pm
A prata (Ag) apresenta menor raio atômico que o paládio (Pd) pois, o raio atômico da prata é de 165 pm e o do paládio é de 169 pm.
5. (V) Todos os metais são bons condutores de corrente elétrica, devido ao mar de elétrons livres na ligação metálica;
Espero ter ajudado!