1) Como a colonização contribuiu para a nossa condição econômica atual? R: 2) Você concorda com as ideias do texto? Argumente. R: 3) Qual a sua visão sobre o nosso país? Escreva algumas linhas sobre isso. R:
Respostas
Resposta:
1) Diferentemente da colonização inglesa - nos estados unidos -, Portugal, ao colonizar o Brasil, extraiu recursos naturais para o enriquecimento do próprio país e não se importou em desenvolver o país que vivemos hoje. As condições e estruturas sociais que predominam o Brasil hoje foram historicamente instaladas no país, pois houveram diversas influências ideológicas e culturais de outros povos e nações ao longo de seu desenvolvimento.
A estrutura econômica predominante hoje em dia no Brasil é considerada subdesenvolvida, e é baseada na exportação de produtos produzidos pelo meio rural, transformando o brasil em um dos maiores exportadores de matéria-prima do mundo. A estrutura econômica do mesmo e falta de industrialização se devem ao fato do abandono de um país recentemente descoberto e aberto a imensas possibilidades e pouco investimento, transformando a mão de obra barata e escrava a maior base econômica histórica do país.
3) O Brasil é um país historicamente influenciado por ideologias e culturas muito distintas de diferentes povos e nações, o que deixa a cultura muito rica e um país muito diversificado. Isso, por sua vez, pode ser ruim para a organização social, pois com muita distinção social, a criação de classes e o preconceito são claros e a discriminação histórica cresce cada vez mais. A pouca parte rica da população cresce enquanto a maioria pobre é oprimida e injustiçada, enquanto isso, a luta pelos direitos são cada vez mais crescentes para uma tentativa de igualdade e direitos perante tudo e todos. Uma tentativa de mudar o rumo de gerações de opressão e sofrimento.