Há 3.000 a.C os fenícios já ocupavam a costa oriental do Mar Mediterrâneo. Neste período fundaram várias colônias e realizavam várias trocas comerciais na região. Este sucesso na troca de mercadorias se deve ao fato de: 5 pontos a) Serem um povo habilidoso na hora de negociar produtos com os outros povos. b) Por causa do seu alfabeto, o sistema de escrita foi fundamental para registrar as trocas comerciais mantendo um controle administrativo sobre os produtos além de dominar as rotas marítimas na região. c) Por causa do seu alfabeto altamente sofisticado fazendo que os outros povos conhecessem a língua e a escrita dos fenícios que se espalhou por toda a região do mediterrâneo. d) Por causa do seu alfabeto, o sistema de escrita auxiliou as trocas comerciais, mesmo os fenícios não dominando as técnicas marítimas na região.
Respostas
Resposta:
A Civilização Fenícia desenvolveu-se na região litorânea noroeste do Oriente Médio, onde hoje se localiza o litoral da Síria e do Líbano. O início da ocupação da região ocorreu por volta do ano 3000 a.C., mas o apogeu das cidades fenícias efetuou-se entre 1200 a.C. e 900 a.C. Os fenícios tiveram como principais legados a criação do alfabeto e a navegação.
Inicialmente trabalhando na agricultura, os fenícios destacaram-se economicamente com a atividade comercial desenvolvida principalmente no Mar Mediterrâneo. A falta de terras férteis em abundância, contrariamente ao que ocorria na Mesopotâmia e Egito, levou-os a se dedicarem à troca de produtos com diversos povos da Antiguidade.
As extensas florestas de cedro na região serviram como fonte de matéria-prima para a construção de navios, o que fez os fenícios se tornarem especialistas na construção naval. O comércio marítimo possibilitou ainda a colonização de vários locais no mar Mediterrâneo.
Destaca-se a construção de cidades como Palermo, na Sicília, além de Cádiz e Málaga, na Espanha. Mas a que obteve maior destaque foi Cartago, no Norte da África. Esse povo formou ainda diversos entrepostos comerciais no Mediterrâneo para facilitar a atividade comercial.
As navegações fenícias estenderam-se para além do estreito de Gibraltar, chegando à Inglaterra e ao mar do Norte, como também ao contorno da costa atlântica da África, em sentido sul, conseguindo, assim, acesso ao oceano Índico e ao Mar Vermelho
Resposta:
no sei foi mal se eu soubesse te falava