2- Nas encostas montanhosas, onde a erosão é mais intensa, devem-se cultivar (de preferência em cima de terraços) produtos permanentes, como a arboricultura; os vales e as planícies ficam reservados para as culturas temporárias."A principal ideia contida no texto é o fato de que: 10 pontos a) As técnicas agrícolas variam de acordo com os tipos de cultivo. b) As culturas, para defesa dos solos, devem-se distribuir de acordo com o relevo. c) As técnicas agrícolas estão na dependência dos tipos de relevo. d) O relevo não pode interferir na escolha dos cultivos. e) A erosão é mais intensa nas áreas montanhosas do que nas planas.
Respostas
fiquei na dúvida entre a letra (c) e a (b), mas acho q é a b
A principal ideia do texto é mostrar que certos tipos de culturas devem ser distribuídas de acordo com o tipo de relevo, desta maneira é possível proteger o solo de processos como a erosão que podem que pode causar sua inutilização (alternativa b).
Em regiões com maiores taxas de erosão, a perda de solo pode causar graves problemas ambientais, reduzindo a área de solos disponíveis para a agricultura.
Uma das maneiras de proteger estas regiões é através de um cultivo que seja permanente em regiões montanhosas, pois as raízes das plantas, contribuem de maneira positiva para a fixação do solo. Elas permitem que a água seja capaz de infiltrar com maior facilidade ao invés de escoar e causar maiores taxas de erosão.
Os cultivos temporários devem ser realizados em regiões planas porque podem causar maior remoção do solo durante a colheita ou deixá-lo mais solto e mais fácil de ser removido pela água.
Como em uma região plana a taxa de erosão através da água, tende a ser menor, os cultivos temporários podem causar menor impacto no solo.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/2300858