1) D. ______________ durante seu governo no Brasil fez diversas melhorias que beneficiaram o Rio de Janeiro e o Brasil como um todo. *
10 pontos
João
Manoel
Pedro II
Pedro I
2) _______________ concordou em permanecer no Brasil e esse fato ficou conhecido como DIA DO FICO. A sua permanência garantia a autonomia política e liberdade econômica do país, e mantinha vivo o desejo da Independência. A permanência no Brasil foi um passo fundamental rumo à Independência, que ganhou ainda mais força em 04 de maio de 1822 com a ordem conhecida por “Cumpra-se”, na qual qualquer ordem de Portugal somente seria cumprida com o aval do Príncipe Regente D. Pedro. *
10 pontos
a) D. João I
b) Carlota Joaquina
c) D. Pedro I
d) Pedro Álvares Cabral
3) D. João VI atendeu as exigências dos deputados portugueses e voltou a seu país. Depois de seu retorno a Portugal, D. João VI não mais voltaria ao Brasil. Todavia, deixou para governar o Brasil seu filho, D. Pedro que a partir de então assumiu o governo brasileiro na condição de ________________________: *
5 pontos
a) Presidente da República
b) Príncipe Regente.
c) Imperador supremo
d) Embaixador
4) A permanência da família real portuguesa e sua corte no Brasil, mesmo depois das tropas francesas terem deixado Portugal desagradou os portugueses. A insatisfação era reforçada, pela crise econômica que o país vivia face a abertura comercial brasileira, e pelo domínio inglês. Naquele contexto, um movimento revolucionário inspirado no Iluminismo convocou eleições. Os deputados portugueses exigiram o retorno imediato de ___________________ e a família real e ainda limitaram o poder real. *
5 pontos
a) D. João VI
b) D. Pedro II
c) D. Pedro III
d) D. Pedro IV
5) Em agosto de 1822, D. Pedro assinou um decreto que declarava como inimigas as tropas militares que viessem de Portugal sem o seu consentimento. Naquele contexto, as elites do Centro- Sul, as províncias do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais concebiam a ideia de Independência. Diante daquela situação, D. Pedro escolheu proclamar a independência. Em __________________ de 1822, às margens do rio Ipiranga em São Paulo, foi dado o grito: “ – Independência ou morte!”. Fato que ficou imortalizado e chamado de Grito do Ipiranga. Assim, rompendo com o Portugal, o Brasil conseguia sua emancipação política. *
5 pontos
a) 15 de Novembro
b) 07 de Setembro
c) 25 de Dezembro
d) 1º de Janeiro
6) A elite econômica e intelectual brasileira liderada por ____________________, iniciava um movimento político que assegurasse a permanência de D. Pedro com objetivo da Independência. Cartas chegavam de Portugal pedindo o retorno imediato de D. Pedro, e a tensão política em solo brasileiro aumentava, uma vez que muitos portugueses que moravam no país desejavam o retorno do Príncipe Regente a Portugal. *
5 pontos
a) Princesa Leopoldina
b) José Bonifácio
c) Princesa Isabel
d) Fernando Collor de Melo
POR FAVOR ME AJUDEM!!!
Respostas
Resposta:
2 - c
3 - b
4 - a
5 - b
Essas são as que eu tenho certeza :)
1) D. João foi um governante que promoveu melhorias na cidade do Rio de Janeiro (alternativa a).
O governante e toda a sua corte (cerca de 15 mil pessoas) tiveram que fugir para o Brasil no ano de 1808 por não cumprir o Bloqueio Continental decretado por Napoleão Bonaparte.
Como a América portuguesa era uma colônia não tinha estrutura para receber o rei e a nobreza da corte, D. João passou então a promover melhorias estruturais na cidade do Rio de Janeira e medidas administrativas para que pudesse ter condições de governar o império português a partir do Brasil.
2) D. Pedro I, decide desobedecer às ordens de Portugal e permanecer no Brasil. Este dia ficou historicamente conhecido como “ Dia do Fico” (alternativa c).
As elites brasileiras, temendo que o Brasil pudesse ser recolonizado por Portugal se organizaram em torno de D. Pedro I e o Partido Brasileiro organizou um documento com aproximadamente 8 mil assinaturas no qual estava o pedido para que D. Pedro I permanecesse no Brasil, desejo contrário ao das cortes prtuguesas.
D. Pedro I decide desobedecer às ordens da Corte portuguesa e decide permanecer no Brasil. As ordens das Cortes portuguesas somente passaram a ser válidas no Brasil, somente a partir da autorização do monarca.
3) D. Pedro I passou a governar o Brasil na condição de príncipe regente (alternativa b).
Obrigado a retornar a Portugal pelas Cortes portuguesas, D. João VI, deixou o seu filho para governar o país, na tentativa de que a unidade da monarquia portuguesa pudesse ser restaurada, mas os membros da Corte portuguesa possuíam o projeto de recolonizar o Brasil.
4) O movimento revolucionário português exigia a volta de D. João VI e da Família Real imediatamente para Portugal (alternativa a).
Este movimento ficou conhecido com Revolução Liberal do Porto e ocorreu no ano de 1820. Este movimento foi promovido por comerciantes e de forma rápida se espalhou por Portugal sendo apoiada por diversos setores da população.
Os manifestantes saíram vitoriosos elaborando uma nova constituição de caráter liberal para Portugal e limitando os poderes de D. João VI. Havia um projeto de recolonizarão do Brasil e a volta do rei para Portugal. Como ele adiou ao máximo este regresso, tropas portuguesas vieram para o Brasil e pressionado, precisou retornar no ano de 1821.
5) A independência do Brasil foi declarada em 7 de setembro de 1822 (alternativa b). Esta é uma data simbólica, na qual o príncipe rompeu definitivamente as relações entre Brasil e Portugal.
Esta declaração foi feita por D. Pedro I, príncipe regente do Brasil. Com a pressão da Corte portuguesa para a recolonização do Brasil, as elites brasileiras organizaram um documento para que D. Pedro continuasse no Brasil.
Com a pressão das Cortes, que enviaram documentos declarando que o governo do príncipe era ilegal e o deveria regressar a Portugal. Diante desta atitude da metrópole, o príncipe rompe definitivamente com a metrópole e declara a independência do Brasil.
6) Liderados por José Bonifácio, a elites econômica e intelectual desejava a permaência de D. Pedro no Brasil, pois não dejavam que o Brasil voltasse ao status de colônia (alternativa b).
José Bonifácio foi um dos responsáveis pela permanência de D. Pedro I no Brasil . José Bonifácio estudou em Portugal, onde fez uma brilhante carreira acadêmica, onde conviveu com diversos movimentos liberais.
Na época dos acontecimentos, ele era presidente da província de São Paulo e percebeu que caso se articulasse com D. Pedro I, haveria a possibilidade de ocorrer a independência no Brasil.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/41586212