• Matéria: Física
  • Autor: IVANETEVALENTE
  • Perguntado 6 anos atrás

Cite alguns feitos da eletricidade, no sentido que permitisse ao homem a realizar.

Respostas

respondido por: stephjc
0

Eletricidade é o nome que se dá a fenômenos que ocorrem a cargas elétricas e a corpos eletricamente carregados. O termo eletricidade também é usado para referir-se a uma grande área de conhecimento da física, mas, além disso, aplica-se à energia elétrica — uma forma de energia que possibilita o funcionamento de inúmeros dispositivos elétricos.

Na natureza existe uma enorme quantidade de fenômenos físicos, químicos e biológicos que são explicados pela interação entre cargas, portanto, um bom entendimento sobre a eletricidade possibilita a compreensão de muitos processos fundamentais, frequentemente requisitados pelos moldes atuais de provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


stephjc: O campo elétrico é uma propriedade da carga que depende do módulo dessa carga e que é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre a carga e o ponto em que se deseja medir a intensidade do campo elétrico.
E – campo elétrico (N/C)
Eletricidade e potencial elétrico:
Chamamos de potencial elétrico a quantidade de energia, em joules, que cada carga obtém quando disposta em algum ponto de um campo elétrico. Essa propriedade não depende da carga em si, mas da intensidade do campo elétrico.
stephjc: Comumente chamamos o potencial elétrico de tensão elétrica ou diferença de potencial, e há quem use o termo coloquial voltagem. O potencial elétrico é uma grandeza escalar, cuja unidade de medida, de acordo com o SI, é o volt (V), que equivale a joules por coulomb (J/C).
A fórmula do potencial elétrico é esta, confira:
U – potencial elétrico (V)
stephjc: Geração de eletricidade:
A geração da maior parte da eletricidade usada em todo o mundo dá-se por meio do fenômeno da indução eletromagnética, descrita
stephjc: matematicamente pela Lei de Faraday Neumann Lenz .De acordo com tal lei, quando o “número” de linhas de campo magnético que atravessa um condutor fechado varia com o tempo, uma corrente elétrica surge no condutor, de modo a compensar a variação do número de linhas de campo magnético.
ε – força eletromotriz induzida ou tensão induzida (V)
ΔΦ – variação do fluxo de campo magnético (Wb – weber)
B – intensidade do campo magnético (T – tesla)
A – área (m²)
stephjc: A eletricidade gerada nas usinas hidrelétricas, termoelétricas, nucleares, eólicas e geotérmicas é produzida da mesma maneira: transforma-se energia mecânica (energia cinética e potencial), em energia elétrica, por meio da rotação de um grande dínamo.
stephjc: A estrutura básica de um dínamo consiste em uma bobina de fios condutores capaz de girar, disposta no interior de um grande magneto. A variação do ângulo em que as linhas de campo magnético penetram a bobina faz com que surja uma corrente elétrica alternada nela.
stephjc: Consumo de eletricidade:
O consumo de eletricidade consiste na quantidade de energia consumida pelo uso dos dispositivos eletroeletrônicos. No Brasil, o consumo de eletricidade é medido na unidade de quilowatt-hora (1 kWh = 1000 Wh), que equivale a uma quantidade de energia igual a 3,6.106 J.
stephjc: Para calcularmos a energia elétrica consumida por algum dispositivo, precisamos saber duas coisas — sua potência, em kW (caso a potência esteja definida em watts, devemos dividi-la por 1000), e o tempo em que esse dispositivo opera, em horas, como mostramos na fórmula a seguir:
E – energia elétrica consumida (kWh)
P – potência elétrica (kW)
Δt – intervalo de tempo (h)
stephjc: Finalmente, para calcular-se o consumo de energia elétrica, geralmente se leva em conta o período mensal. Por isso, é importante lembrar que o tempo de operação diária do dispositivo geralmente é multiplicado por 30, a fim de descobrir-se quanta energia foi consumida ao longo de um mês, para que, em seguida, multiplique-se a energia consumida, em kWh, pelo preço de cada kWh.
stephjc: Prontinho =)
Perguntas similares