Respostas
Resposta:
De fato a pergunta se refere a Vitamina A.
Dentre os alimentos que possuem riqueza em vitamina A temos: De origem animal, o óleo de peixe, a manteiga sem sal, o queijo minas fresco, o ovo cozido.
Além disso, vale ressaltar que os alimentos de origem vegetal são as frutas, verduras, legumes e cereais, já os de origem animal, que são extraídos a partir do mesmo, e, também temos a origem mineral, como os sais, a água etc.
Explicação:
A vitamina A é um elemento indispensável para garantir não só a acuidade visual, mas o crescimento adequado e a diferenciação dos tecidos. A carência dessa vitamina pode provocar a xeroftalmia, também chamada de olho seco ou ceratoconjuntivite seca, uma enfermidade que se caracteriza não só por alterações na produção de lágrimas ou na sua composição, como também produz secura da pele, da córnea, das conjuntivas e o aparecimento de pequenas manchas brancas na esclerótica (manchas de Bitot). Nos casos mais graves de xeroftalmia, podem ocorrer ulceração e necrose da córnea.
Entre as causas da avitaminose estão as carências alimentares, a síndrome de má absorção, o uso abusivo de álcool e de laxantes com óleo mineral, uma vez que a vitamina A se dissolve na presença de gorduras.
O primeiro sintoma da deficiência de vitamina A é a cegueira noturna, isto é, a dificuldade de enxergar bem na penumbra. Outros sintomas são alterações na pele, dificuldade de cicatrização e perda do paladar. O agravamento do quadro pode reverter em prejuízo parcial ou total da visão.