• Matéria: Química
  • Autor: luandossantosvargas
  • Perguntado 6 anos atrás

Pesquise : Modelo Atômico de Bohr. Alguém me ajuda por favor é pra hoje!


leozinho234: sim lembrei bb
luandossantosvargas: Ksksksks do nada
luandossantosvargas: Faiz um favor pra mim Léo?
leozinho234: ss
luandossantosvargas: Vc pode bate print da resposta que tá aqui em baixo da pergunta ?
luandossantosvargas: Faiz isso por mim fofo
luandossantosvargas: Não vai fazer isso pra mim
luandossantosvargas: Então tá né vo pedir ajuda pra outra pessoa
luandossantosvargas: Oie

Respostas

respondido por: synthiamoreiraprado1
1

Resposta:

O modelo atômico de Bohr foi proposto por Niels Bohr, em 1913, e relaciona a distribuição dos elétrons na eletrosfera com a sua quantidade de energia.

Na física atômica, o átomo de Bohr é um modelo que descreve o átomo como um núcleo pequeno e carregado positivamente cercado por elétrons em órbita circular. Ernest Rutherford, no início do século XX, realiza o experimento conhecido como espalhamento de Rutherford

Explicação:

Esse modelo, também conhecido como modelo quântico, é baseado na teoria quântica de Max Planck, que diz que a energia é liberada na forma de “pacotes”, não na forma contínua. Esses “pacotes” de energia ficaram conhecidos como quantum de energia.

Postulados de Bohr

Os postulados de Bohr são os seguintes:

Os elétrons percorrem órbitas circulares ao redor do núcleo, denominadas órbitas estacionárias.

Cada órbita circular apresenta uma energia constante. Logo, os elétrons não absorvem nem emitem energia ao descreverem uma órbita estacionária.

Os elétrons são capazes de ocupar apenas os níveis que contêm uma certa quantidade bem definida de energia (quantum), levando em conta valores exatos de energia de acordo com a órbita estacionária na qual se encontram. Os elétrons não possuiriam, portanto, a capacidade de ocupar estados intermediários de energia.

Os elétrons localizados em órbitas mais afastadas do núcleo possuiriam maiores valores de energia.

Ao absorver certa quantidade de energia, o elétron deve saltar para uma órbita mais energética. Ao retornar à sua órbita original, o elétron libera o mesmo valor de energia que foi absorvido no salto quântico. A liberação de energia, conhecida como fóton, ocorre na forma de luz de cor bem definida, ou de outro tipo de radiação eletromagnética, como a ultravioleta (UV) ou os raios X. Essa energia apresenta um valor idêntico à diferença de energia entre as órbitas circulares em questão.A figura a seguir relaciona as órbitas circulares, ou níveis de energia, com a energia liberada ou absorvida para a realização do salto quântico.

Espero ter ajudado!

:)


luandossantosvargas: Muito obrigado
Perguntas similares