Respostas
Oi, eu consegui uma resposta, mas é grande
A literatura parnasiana era mais objetiva, pois, para eles, a objetividade evidenciava as qualidades da poesia, enquanto o sentimentalismo escondia-as. A linguagem parnasiana, às vezes, era tão rebuscada e tão culta que as pessoas tinham dificuldade para entender, por isso, foi considerada uma poesia para a elite. A razão e a universalidade (temas universais), tão valorizadas pelos clássicos, foram resgatadas pelos parnasianos, que buscavam no equilíbrio a vitória sobre o exagero romântico (termo usado para indicar as características do estilo literário Romantismo). Acompanhe a seguir as principais características do Parnasianismo:
Preocupação formal;
Comparação da poesia com as artes clássicas;
Preferência por cenas históricas, paisagens;
Enfoque sensual da mulher;
Vocabulário culto;
Objetivismo;
Universalismo;
Impessoalidade;
Apego à tradição clássica.
Todas as características apresentadas fizeram parte da poética parnasiana, mas a sua maior característica foi, sem dúvida, o culto da forma: os versos alexandrinos (12 sílabas poéticas) e decassílabos perfeitos, rima rica (rima entre palavras de classes gramaticais diferentes), rara (rimas obtidas com palavras em que há poucas possibilidades de serem rimadas) e a forma fixa dos sonetos (as duas primeiras estrofes com 4 versos e as duas últimas com três) foram marcantes na obra parnasiana.
No Brasil, o Parnasianismo ganhou força, no final da década de 1870, com a publicação, pelo “Diário do Rio de Janeiro”, da “Batalha do Parnaso”. A publicação sofreu forte oposição por parte dos escritores românticos, o que foi amplamente aproveitado pelos parnasianos, pois, assim, suas ideias foram divulgadas.
Espero que te ajude!