A antiguidade é tratada como uma época de feitos insuperáveis ou as navegações portuguesas são consideradas realizações mais grandiosas ainda? Justifique sua resposta.
Respostas
Resposta:
A Conjuntura Europeia à Época dos Grandes Descobrimentos
Nos séculos XV e XVI o Velho Mundo descobriu o Novo. As façanhas náuticas desses duzentos anos levaram os europeus a quase todas as regiões que tinham acesso marítimo, e deram origem a uma nova concepção geográfica do pequeno mundo até então conhecido, centralizado no Mediterrâneo, - Europa, parte do Oriente Próximo, Norte da África - para o mundo como o conhecemos hoje e cuja integridade geográfica fora então revelada.
Não se tratava somente da incorporação de novos continentes e ilhas, cuja descoberta foi muitas vezes fortuita e algumas vezes até inoportuna, mas do contato direto com regiões até então apenas imaginadas. As informações sobre África e Ásia chegavam à Europa graças aos relatos dos viajantes. Eram, no entanto, informes atrasados e, em boa parte, confusos e fantasiosos.
Os europeus não tiveram acesso direto aos relatos dos viajantes árabes, os únicos que poderiam fornecer dados precisos sobre o interior da África e especialmente sobre sua costa oriental. As poucas informações disponíveis foram fornecidas por um grupo de cartógrafos judeus de Maiorca que assinalaram, em mapas do final do século XIV, a localização mais ou menos exata de Tombuctu e dos rios Senegal e Níger, no noroeste do continente negro.
As navegações portuguesas eram mais importantes.
Explicação:
Por que é isso que fala no poema.