• Matéria: História
  • Autor: eduardacdfdquadros
  • Perguntado 6 anos atrás

ME ajudem????????????????
Fazer uma pesquisa sobre a cultura na Primeira República:

- Quais mudanças culturais da Primeira República;
-Como as mudanças tecnológicas, econômicas e sociais do Brasil da Primeira República contribuíram para o surgimento de uma nova arte.

Respostas

respondido por: mariahclarafaria04
1

Resposta:

eu não sei desculpa perdão

respondido por: kenedykauan427
1

Resposta:

Explicação:

Na Primeira República o Brasil teve uma mudança, o país deixou de lado o rural e foi para as áreas urbanas. No fim da escravidão foi chegando muitos negros que saíram das antigas propriedades em busca de oportunidade. No Rio de Janeiro, muitos deles se aglomeravam em cortiços e bairros portuários, organizando comunidades em que, ao mesmo tempo em que se ajudavam, também experimentavam de manifestações artísticas diversas.

cortiço era igual um hotel, só que para a população pobre, as instalações eram comuns e podia habitar uma família.

Continuando. Do ponto de vista histórico, o samba, o maxixe e o choro ganhavam forma e possibilidade nessa época. Nas chamadas casas das tias, vários negros e outros elementos da sociedade urbana carioca se reuniam em festas que já ganhavam o nome de “samba” naquela época. Nas datas festivas, os músicos populares saíam pelas ruas organizando os chamados “cordões”, que indicavam uma organização mais simples dos futuros desfiles de escola samba.No campo da literatura e das artes, vemos que alguns integrantes de nossas elites traziam ao contexto brasileiro as questões estéticas empreendidas na Europa. Os chamados modernistas se organizavam em círculos de discussão pensando a identidade própria de nossa cultura. Estavam cansados do velho hábito de se pensar que o Brasil só se tornaria “culto” e “civilizado” ao imitar os valores que viesse de fora.

Semana de Arte Moderna de 1922

Ocorrida na cidade de São Paulo. Nesse evento, novos pintores, escritores e poetas apareceram ao público expondo que o Brasil tinha uma riqueza cultural própria a ser conhecida e apreciada. Em termos históricos, o evento indicava que o Brasil não poderia ser mais entendido pelos valores da Europa ou como um simples celeiro produtor de grãos para o mundo.

Perguntas similares