Respostas
Resposta:
Estou fazendo um trabalho sobre isso também. A resposta ta aí, é a do meu trabalho.
Explicação:
Hoje em dia, pouso se é estudado sobre a civilização africana pré-escravidão.
Mas, diferentemente do que muitos pensam, a África era um país muito bem desenvolvido. Tinha suas próprias “pólis”, que eram suas cidades estados muito parecida com a dos gregos e romanos.
Eram muito evoluídos em relação a cultivo e agricultura, sendo especialistas também em mineração.
As tribos Africanas mantinham relações de amizade através do casamento entre grandes figuras entre 2 tribos.
Mas, quando a guerra era inevitável, não visava a expansão territorial, e sim resolver inimizades.
Sobre sua religião, adoravam a vários deuses, crendo que havia um superior, pelo qual tinha um nome específico em cada tribo. Cultuavam também a natureza e astros do céu.
Os portugueses dividiram os africanos em 3 grandes grupos:
Sudaneses, Guineno-sudaneses muçulmanos e Bantus, representando uma parte do continente e tendo destinos diferentes na hora da rota do comércio negreiro.
O Brasil recebeu cerca de 40% de todos os escravos africanos trazidos para a América, já que precisávamos de mão de obra no plantio e colheita da cana-de-açúcar no Nordeste, no ciclo do ouro de Minas Gerais e nas lavouras de café do Rio de Janeiro. Os africanos serviram também como fonte de informação para os portugueses, já que os portugueses não sabiam nada sobre plantio no litoral.
Resposta:
1) Conclui-se que os africanos tiveram um papel importante no processo de formação cultural brasileiro, pois através da inserção de suas práticas e seus costumes na sociedade brasileira contribuíram para a formação de uma identidade cultural afro - brasileira
2) Pode dizer-se que a colonização recente da África iniciou-se com os descobrimentos e com a ocupação das Ilhas Canárias pelos portugueses, no princípio do século XIV. ... As potências europeias desenvolveram uma "corrida à África" massiva e ocuparam a maior parte do continente, criando muitas colônias.ção: