• Matéria: História
  • Autor: negoney64
  • Perguntado 6 anos atrás

Em 1820, Portugal se encontrava em uma situação bastante complicada. Do ponto de vista político, o país estava sob uma supervisão de autoridades inglesas que lutaram contra as invasões promovidas pelos exércitos de Napoleão Bonaparte. Além disso, o rel da nação se encontrava no Rio de Janeiro, o que gerou uma expressa insatisfação para com o regime monárquico. Nesse contexto, pessoas simpáticas aos preceitos ideológicos liberais, membros da burguesia, clérigos católicos e militares promoveram uma organização de um movimento revolucionário. No dia 26 de abril de 1821, parte da Família Real voltou para Lisboa. Otrecho anterior faz menção a Revolução Liberal do Porto, ocorrida em 1820 movimento que indiretamente colaborou para:​

Respostas

respondido por: meurerzitaa
5

A limitação do poder do rei perante a lei e o retorno imediato de D. João VI para Lisboa.

respondido por: sthesilvxx
12

Resposta:

Alternativa c) liberdade econômica entre as pessoas.

Explicação:

A Revolução do Porto foi movimento militar iniciado em 1820, que se espalhou desde a cidade do Porto até outras regiões de Portugal.

Dentre as principais causas do movimento estão as ideias liberais francesas que foram difundidas em Portugal, e a grave crise econômica que descontentava a população.

Uma das reivindicações dos portugueses revoltosos era a de que a corte portuguesa retornasse ao país.

ESPERO TER AJUDADO<3 COLOCA COMO MELHOR RESPOSTA POR FAVOR

Perguntas similares