• Matéria: História
  • Autor: vlucas29690
  • Perguntado 6 anos atrás

“Enquanto os investimentos da China em indústria subiam para espantosos 43,4% da renda nacional em 1959, as exportações de grãos para a União Soviética também cresciam para pagar por mais maquinaria pesada. A quantidade média de grãos disponível para cada pessoa no campo, que fora de 205 quilos em 1957 e 201 quilos em 1958, caiu para desastrosos 183 quilos em 1959 e catastróficos 156 quilos em 1960. Em 1961, ela caiu de novo – para 154 quilos.”

SPENCE, Jonathan D. Em busca da China moderna: quatro séculos de história. São Paulo: Cia. das Letras, 1995. p. 550.

1. O texto acima está narrando a tentativa do programa “Salto para a Frente” do governo chinês de Mao Tsé-Tung. Baseado nas informações do texto, qual das alternativas abaixo contém um resultado desse programa para a população da China? *

1 ponto

a) Aumento da produção de alimentos e aumento da riqueza nacional.

b) Grande fome, que resultou na morte de milhões de chineses.

c) Proibição de livros chineses nas escolas da China.

d) Perseguição e morte a quem defendesse ideias apontadas como contrárias às do governo.

2. Em 1961 os Estados Unidos romperam relações diplomáticas com Cuba. No mesmo ano, exilados cubanos, treinados pela Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), tentaram invadir Cuba, no ataque à Baía dos Porcos, para derrubar o governo de Fidel Castro, mas não tiveram sucesso. Quais as razões para os Estados Unidos não apoiarem o governo de Fidel Castro em Cuba? *

1 ponto

a) As decisões iniciais do governo de Fidel Castro apontavam para políticas mais ligadas ao socialismo, visto como inimigo dos Estados Unidos no contexto da Guerra Fria.

b) A informação é falsa, pois desde sempre o governo de Fidel Castro seguiu as orientações políticas dos Estados Unidos.

c) Os guerrilheiros liderados por Fidel Castro estavam apenas seguindo ordens dos Estados Unidos quando assumiram o governo em 1959.

d) Os Estados Unidos não cumpriram a promessa de ajudar os guerrilheiros cubanos liderados por Fidel Castro com dinheiro e armas para que eles derrotassem a União Soviética.

Respostas

respondido por: katielygiacomoni
116

Resposta:

1) b) Grande fome, que resultou na morte de milhões de chineses

2)a) As decisões iniciais do governo de Fidel Castro apontavam para políticas mais ligadas ao socialismo, visto como inimigo dos Estados Unidos no contexto da Guerra Fria.

Explicação:

1)Por falhas no planejamento e desorganização da produção, o resultado do programa “Salto para a Frente” (1958) foi uma fome em escala gigantesca, matando cerca de 20 milhões de chineses entre 1959 e 1962. Muitas crianças foram atingidas pela desnutrição.

2) As decisões do governo de Fidel Castro, como reforma agrária; universalização do acesso à educação; nacionalização de empresas estrangeiras; reforma no sistema de saúde pública; redução nos preços de aluguéis, medicamentos, tarifas telefônicas e de eletricidade foram vistas pelo governo dos Estados Unidos como alinhamento à União Soviética, dentro do contexto da Guerra Fria.

BONS ESTUDOS...


claudiopinto67: vlw
respondido por: thaynnaba
30

Sobre os fatos marcantes da segunda metade do século 20, a resposta certa é a:

1 - b) Grande fome, que resultou na morte de milhões de chineses.

2 - a) As decisões iniciais do governo de Fidel Castro apontavam para políticas mais ligadas ao socialismo, visto como inimigo dos Estados Unidos no contexto da Guerra Fria.

Isso porque no referido período houve a guerra fria que foi um movimento de oposição entre países capitalista e socialistas do mundo em que nessa época ocorreu a revolução chinesa.

Importante notar que a referida revolução contou com o apoio de diversos líderes socialistas, incluindo ai a Rússia e até hoje o país conta com um governo comunista.

espero ter ajudado!


andressabritosantos: aaaa eu amo esse app
Perguntas similares