Respostas
Resposta:
Atenas possuía uma democracia direta, onde todos os cidadãos atenienses participavam diretamente das questões políticas.
Explicação:
Espero ter ajudado =)
Ela foi essencial para a organização política das cidades-estados grega, sendo o primeiro governo democrático da história.
Anterior a implementação da Democracia em Atenas, a cidade-estado era controlada por uma elite aristocrática oligárquica denominada de “eupátridas” ou “bem nascidos”, os quais detinham o poder político e econômico na polis grega.
Entretanto, com o surgimento de outras classes sociais (comerciantes, pequenos proprietários de terra, artesãos, camponeses, etc.), as quais pretendiam participar da vida política, a aristocracia resolve rever a organização política das cidades-estados, o que mais tarde resultou na implementação da “Democracia”.
Por volta de 510 a.C. a democracia surge em Atenas através da vitória do político aristocrata grego Clístenes. Considerado o "Pai da Democracia", ele liderou uma revolta popular contra o último tirano grego, Hípias, que governou entre 527 a.C. e 510 a.C..
Após esse evento, Atenas foi dividida em dez unidades denominadas chamadas “demos”, que era o elemento principal dessa reforma e, por esse motivo, o novo regime passou a se chamar “demokratia”. Atenas possuía uma democracia direta, onde todos os cidadãos atenienses participavam diretamente das questões políticas da polis.
Parece um beleza, certo? O problema é que o conceito de "cidadão" era muito restringente.
Em Atenas, só era cidadão um homem, nascido de pais atenienses, maiores de idade. Ou seja, já excluia os estrangeiros, as mulheres e os menores de idade (abaixo de uns 25 anos)