Galileu e seus sucessores, atirando objetos de alturas para o solo, e fazendo rolar esferas sobre planos inclinados, contrastavam nitidamente seus métodos com a anterior e habitual especulação inspirada na Metafísica Aristotélica. Achavam-se, pois, abertamente em jogo os procedimentos adequados para a elaboração do Conhecimento. E era preciso não somente determinar esses procedimentos, mas trazer a sua justificação e reeducar-se na condução dos novos métodos. Tanto mais que tais métodos iam chocar-se em última instância com preconceitos profundamente implantados em concepções tradicionais que traziam o poderoso selo de convicções religiosas. As necessidades do momento levavam assim os homens de pensamento a se deterem atentamente nos problemas do Conhecimento. O que, afora as estéreis manipulações verbais a que se reduzira a Lógica formal clássica, praticamente já não detinha a atenção de ninguém”.
1. Assinale a alternativa que expressa o problema central desse fragmento de texto. *
1 ponto
A tentativa dos modernos em empreender uma nova metodologia para a Ciência e para a Filosofia.
A iminente necessidade de se praticar uma Filosofia conduzida por novos métodos e técnicas de aprimoramento da metafísica aristotélica.
A grande emergência de se fazer uma total integração da Filosofia com a Ciência através de uma tentativa de equiparação dos seus métodos.
A constatação de que a Filosofia passaria a assumir o comprometimento com as questões relativas ao problema da retórica aristotélica bem como do conhecimento teológico.
(UEL-PR) A obra de Galileu Galilei está indissoluvelmente ligada à revolução científica do século XVII, a qual implicou uma “mutação” intelectual radical, cujo produto e expressão mais genuína foi o desenvolvimento da ciência moderna no pensamento ocidental. Neste sentido, destacam-se dois traços entrelaçados que caracterizam esta revolução inauguradora da modernidade científica: a dissolução da ideia greco-medieval do Cosmos e a geometrização do espaço e do movimento.
(KOYRÉ, A. Estudos Galilaicos. Lisboa: Dom Quixote, 1986. pp. 13-20; KOYRÉ, A. Estudos de História do Pensamento Científico. Brasília, Editora UnB, 1982. pp. 152-154.)
2. Com base no texto e nos conhecimentos sobre as características que marcam revolução científica no pensamento de Galileu Galilei, assinale a alternativa correta. *
1 ponto
A dissolução do Cosmos representa a ruptura com a ideia do Universo como sistema imutável, heterogêneo, hierarquicamente ordenado, da física aristotélica.
A crença na existência do Cosmos, na física aristotélica, se situa na concepção de um Universo aberto, indefinido e até infinito, unificado e governado pelas mesmas leis universais.
Contrária à concepção tradicional de ciência de orientação aristotélica, a física galilaica distingue e opõe os dois mundos do Céu e da Terra e suas respectivas leis.
A geometrização do espaço e do movimento, na física galilaica, aprimora a concepção matemática do Universo cósmico qualitativamente diferenciado e concreto da física aristotélica.
A física galilaica identifica o movimento a partir da concepção de uma totalidade cósmica, em cuja ordem cada coisa possui um lugar próprio conforme sua natureza.
Respostas
Resposta:
1- A tentativa dos modernos em empreender uma nova metodologia para a Ciência e para a Filosofia.
2- A dissolução do Cosmos representa a ruptura com a ideia do Universo como sistema imutável, heterogêneo, hierarquicamente ordenado, da física aristotélica.
1 - A alternativa A está correta.
Galileu Galilei fez incríveis descobertas sobre o relevo da lua, a composição estelar, a Via Láctea e os Satélites de Júpiter.
Galileu, ao apontar seu telescópio para a Lua, observou sua semelhança em relação a Terra, onde sua superfície era vasta, áspera e irregular, cheia de cavidades profundas, e, ao provar que a Lua e os corpos celestes tinham suas imperfeições, pode provar que o pensamento aristotélico estava errado, e confirmar o pensamento de Nicolau Copérnico quanto a esfericidade da terra.
2 - A alternativa A está correta.
A física teorizada por Aristóteles, apresentou diversos conceitos usando os quatro elementos, comentando detalhadamente sobre cada um destes elementos, dinâmica, e seus impactos na terra, sendo atraídas entre si por forças até então não especificadas.
Aristóteles também definia que a maior parte da dinâmica dos movimentos era determinada pela natureza e características que constituíam o objeto que a move, e, quanto a gravidade, chegou a conclusão que para se alcançar um lugar específico os objetos sofreriam a ação de uma força para baixo ou para cima.