Após a Segunda Guerra Mundial, países europeus atingidos pelo conflito começaram a reorganizar suas economias. Nesse período, os imigrantes eram bem-vindos, pois supriam a necessidade de mão de obra na tarefa da reconstrução. Atualmente, vários países europeus sofrem com o problema do desemprego. Esse fato tem gerado algumas repercussões contrárias à presença do imigrante. Sobre essas repercussões, é correto afirmar que:
A) apesar de a população europeia vivenciar o problema do desemprego conjuntural, os europeus defendem a presença dos imigrantes ilegais, sobretudo da Ásia e da África, pois são considerados como mão de obra altamente qualificada.
B) a extinção dos grupos ultranacionalistas e extremistas na Europa ocorreu a partir do momento em que a União Europeia sancionou a lei que permite que imigrantes ilegais ocupem postos de trabalho nas indústrias e na área de informática.
C) a fim de conter o aumento do número de imigrantes ilegais oriundos de países mais pobres, áreas estratégicas, como o estreito de Gibraltar, região de menor distância entre os continentes africano e europeu, têm sido alvo de atenção especial e policiamento ostensivo. Os imigrantes ilegais presos são obrigados a retornar ao seu país de origem.
D) as manifestações de xenofobia na Europa deixaram de existir a partir do momento em que a União Europeia, por meio da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, passou a respeitar as diversidades linguísticas e a proibir discriminações.
Respostas
Vários movimentos nacionalistas fazem da Europa um continente mais xenófobo, a abundância de mão de obra tem sido um grande problema para os já residentes deste continente, por isso algumas medidas vem sendo colocadas em prática afim de acabar com este excesso de migração ilegal voltada para lá.
Portanto, a resposta é a letra c:
(c) a fim de conter o aumento do número de imigrantes ilegais oriundos de países mais pobres, áreas estratégicas como o Estreito de Gibraltar, região de menor distância entre os continentes africanos e europeus, têm sido alvo de atenção especial e policiamento ostensivo. Os imigrantes ilegais presos são obrigados a retornar ao seu país de origem.
Esse policiamento muitas vezes é hostil e causa grandes problemas para os imigrantes, esta medida foi feita para evitar que mais Europeus se encontrem desempregados e portanto visa apenas a melhoria da qualidade de vida da Europa.