Respostas
Resposta:
Para alcançar um bom estado de concentração é importante praticá-la. Não deixe apenas para se concentrar nas competições, pratique isso no treinamento do dia a dia e até mesmo nas atividades rotineiras que não estejam necessariamente ligadas ao esporte
Deve-se correr respirando o tempo todo pelo abdômen e não pela parte superior do peito. Desta maneira, o atleta estará oxigenando o cérebro, protegendo a coluna e aumentando o condicionamento físico. Esta é a respiração fisiológica, como a dos bebês, e deve ser internalizada
As necessidades de energia dos atletas excedem as de uma pessoa comum.
Não é incomum que atletas masculinos e femininos, especialmente aqueles que ainda estão em crescimento, tenham necessidades calóricas superiores a 2.400-3.000 kcal e 2.200-2.700 kcal por dia, respectivamente.
A quantidade de energia encontrada em determinado alimento depende do conteúdo de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) do item.
A seguir uma listinha do teor de energia de macronutrientes:
Carboidratos 4 kcal / grama
Proteína 4 kcal / grama
Gordura 9 kcal / grama
Os carboidratos servem como fonte primária de energia durante atividades de maior intensidade. Fontes alimentares saudáveis de carboidratos incluem:
frutas;
vegetais;
cereais integrais;
pães e massas.
A gordura também desempenha um papel fundamental em ajudar as pessoas a satisfazer suas necessidades de energia, além de apoiar os níveis saudáveis de hormônios.
Entre as dicas de alimentação para atletas, sugerimos que inclua fontes saudáveis de gordura como:
nozes;
castanhas;
óleos de abacate e coco.
Limite a ingestão de óleos vegetais, como óleo a base de soja e milho.
Já a proteína desempenha um papel fundamental no reparo e crescimento muscular.
Fontes preferidas de proteína incluem:
carnes magras;
ovos;
laticínios como iogurte, leite, queijo cottage;
legumes.