me faz um texto de opinião sobre aulas a distância
Respostas
Resposta:
O mundo mergulhou numa gravíssima crise sanitária, econômica e social com a eclosão da pandemia da covid-19. Em tempos ultraliberais, os governos comprometidos com essa política aproveitam-se do momento para precarizar ainda mais os empregos, impor arrochos salariais e destruir os direitos duramente conquistados pelos trabalhadores brasileiros.
Nesse sentido, desde o início da pandemia, o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE-RJ) vem se posicionando na garantia do direito à vida e à saúde dos trabalhadores da educação, responsáveis e estudantes. Para as redes de educação que não suspenderam as aulas no início desse processo, o SEPE-RJ ajuizou ações judiciais que tinham como fulcro a suspensão das aulas para fins de proteção da comunidade escolar frente ao coronavírus.
De forma assoberbada algumas redes de educação, entre elas a Rede Estadual de Educação do Rio, começaram a colocar em prática um programa de substituição das aulas presenciais pelo compartilhamento de conteúdos on-line.
Ressalte-se que a opção da Rede Estadual de Educação pela utilização da plataforma Google Classrom não foi seguida por todas as redes, variando a forma de implementação da política de computação de compartilhamento de conteúdos on-line como dia letivo.
::MPRJ aciona justiça para garantir qualidade de ensino na rede estadual::
Com base nesse quadro de reorientação da política educacional, por parte das Secretarias de Educação do Estado, o SEPE-RJ reafirma a sua posição contrária à computação dessas chamadas “aulas on-line” como dias letivos, pelos motivos a seguir:
1. O SEPE/RJ reivindica que a prioridade nesse momento é o combate a pandemia. A manutenção do isolamento social é fundamental. As redes municipais e estadual devem utilizar seu enraizamento para promover ações de conscientização da comunidade escolar sobre a importância das medidas sanitárias de prevenção;
Explicação: