Respostas
O período histórico conhecido como Pré-História é definido como o momento da História da humanidade em que o homem ainda não havia criado a escrita. Sua periodização tem por origem o surgimento dos primeiros seres humanos até por volta de 4000 a.C. Porém, a afirmação de que esse período é o da Pré-História, ou seja, um período anterior à História, foi feita por historiadores do século XIX que definiam que para se falar de História era necessário que o homem houvesse produzido algum tipo de documento escrito.
Esse tipo de visão estava ligado à perspectiva evolucionista da História, o que leva a afirmar que diversas sociedades agrárias (algumas existindo ainda nos dias atuais) estariam na Pré-história, por não utilizarem e/ou produzirem algum tipo de documentação escrita.
Entretanto, existe uma imensa quantidade de documentos não escritos, como pinturas rupestres, sítios arqueológicos, ossadas, fósseis, entre outros, que permitem estudar a ação desses seres humanos que viveram há milhares de anos. Esses vestígios são tratados como fontes históricas, e a pesquisa sobre eles permitiu ainda dividir a Pré-História em dois períodos, de acordo principalmente com os tipos de ferramentas utilizados pelas pessoas da época: o período Paleolítico (até 10000 a.C.) e o período Neolítico (10000-4000 a.C.).
Essa seção do Mundo Educação tem artigos sobre o tema, onde você pode saber por que o período Paleolítico é conhecido como Idade da Pedra Lascada e o Período Neolítico é conhecido como período da Pedra Polida, bem como sobre a evolução da espécie humana.
Bons Estudos!
Pinturas rupestres são importantes fontes de estudo das sociedades da Pré-História
Pinturas rupestres são importantes fontes de estudo das sociedades da Pré-História
Publicado por: Tales dos Santos Pinto