1. Nesse texto, há presença de um narrador. Você identifica que tipo de narrador e em
que pessoa foi escrita esta narrativa? o gato de botas
foi
2. Nos contos de encantamento geralmente possuem algo mágico, uma fada ou um
bruxo, etc. O texto acima traz alguma característica neste sentido e em qual
personagem?
3. Que fato desencadeou as atitudes do gato? Achou certo ou não? Justifique.
вре
CO
leb
4. Você já observou que em muitos contos de encantamento se iniciam com a
expressão" Era uma vez..." Na sua opinião o que ela indica?
da
es
sei
5. Na composição da narrativa há algumas frases com travessão, exemplo:" - Diz ao
teu amo que lhe agradeço muito! Ele indica
a)( ) a ira de alguém
b)( ) a descoberta de um segredo.
c)( ) um caminho para alguém trilhar.
d) ( ) a fala de algum personagem.
Respostas
1 narrador observador terceira pessoa
2 sim O Gato de Botas
3 o fato, porque as botas que desencadearam todo o contexto da história
4 Era Uma Vez indica tempo indefinido
5 letra d
1) O narrador do texto é observador. O texto foi escrito em terceira pessoa.
Dizemos que o narrador é em terceira pessoa, quando ele não participa da história. Vemos isso em formas verbais e pronomes, que são utilizados também em terceira pessoa. No texto "O Gato de Botas", vemos isso nestes vocábulos: "chamou", "ficou", "repetiu", "diz", "chega", "estava", "ele" e "eles"< por exemplo.
O narrador em terceira pessoa pode ser de dois tipos: onisciente - quando conhece todos os pensamentos e sentimentos das personagens - e observador - quando narra apenas o que observa. No texto em análise, a narrativa é apenas sobre o que é observado.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/28250106
2) O texto lido traz uma característica comum dos contos de encantamento. O personagem principal, o Gato de Botas, fala e raciocina.
Ocorre, portanto, uma personificação, figura de linguagem também conhecida como prosopopeia, que consiste na atribuição de características humanas a seres inanimados.
No conto, o Gato de Botas é personificado, pois apresenta algo que pode ser considerado mágico, como é comum ocorrer em contos de encantamento.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/43335388
3) O fato que desencadeou, isto é, que influenciou as atitudes do gato foi a divisão de bens, visto que o filho mais novo do moleiro ficou apenas com o gato. Para agradar ao dono, o animal mentiu.
A segunda parte da questão é pessoal. Achar que a atitude do Gato de Botas foi certa ou não caberá ao aluno escrever. Para alguns, pode parecer certa, pois foi benéfico ao dono o resultado da mentira. Apesar disso, é importante se lembrar de que a mentira nunca é a melhor opção. Em geral, a verdade é descoberta e os resultados da mestira são desastrosos!
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/24823925
4) Esta atividade é de produção criativa. Isso significa que cada aluno deve elaborar a sua própria resposta. Apesar disso, abaixo, colocarei alguns apontamentos que podem te inspirar a responder.
A expressão “Era uma vez...” refere-se a alguma coisa que ocorreu há muito tempo, ou seja, faz referência a fatos passados, bem longínquos. Ainda percebemos que o uso dessa expressão é comum em narrativas fictícias, assim, não especificam quando algo ocorreu. Dessa maneira, concluímos que não há a intenção de especificar o momento que ocorreu dado evento.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/4199041
5) O travessão indica a fala de algum personagem. Por esse motivo, a resposta correta é a elternativa D.
Usamos no techo destacado o discurso direto, que ocorre quando as falas são ditas pelas próprias personagens, isto é, são utilizadas exatamente as palavras das personagens . Nesse caso, é comum utilizar travessões, dois-pontos e, em alguns casos, aspas.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/42015329