Respostas
Resposta:
a.
As desigualdades étnico-raciais foram construídas, em especial na América Latina e no Brasil, pelos processos culturais e políticos de colonização europeia, desde o século XVI. No contato com os povos oriundos dos continentes invadidos, os europeus se depararam com culturas e traços humanos diferentes dos seus – sejam dos asiáticos, africanos, aborígenes, indígenas, entre outros. O outro era tratado por meio da visão de inferioridade e do etnocentrismo.
Correto. Os europeus viam o mundo com uma lente que os colocava, sempre, acima do outro. Para eles, o mundo todo "girava" ao seu redor, o que proporcionou uma série de violações desumanas ao longo da história.
b.
A desigualdade étnico-racial brasileira está ligada à política do coronelismo e da república do café com leite, que privilegiou a região Sudeste do país em detrimento das demais e repreendia agressivamente todas as tentativas de mobilizações populares.
Falso. Embora a política de coronelismo tenha influência neste processo, a origem da desigualdade está, mais ainda, no processo de ocupação e escravização de negros e indígenas na história do país.
c.
A desigualdade social é fruto das ações realizadas durante o período democrático pré-ditadura civil militar, no qual o país mobilizou levas de migrantes para as regiões de Brasília e São Paulo, a primeira por conta da construção da nova capital federal e a segunda devido ao aumento da industrialização.
Falso. A desigualdade tem sua origem, como já afirmado, no período de colonização, com o estabelecimento de relações étnico-sociais de cunho explorador e escravista.
d.
A desigualdade econômica brasileira não tem relações com o período colonial, uma vez que durante a monarquia do Primeiro e Segundo Reinados, o país conseguiu pagar suas dívidas externas, resolver conflitos internos e promover a construção da identidade nacional, que aparou as arestas da desigualdade entre as classes econômicas.
Falso. Como afirmado anteriormente, é inegável que a escravidão tenha gerado a desigualdade social que vemos hoje no Brasil.
e.
A desigualdade social no Brasil é fruto das políticas sociais realizadas nas últimas décadas do século XX e início do século XXI, período no qual o Brasil recebeu uma nova leva de imigrantes, originados de países da América Latina e África, que passaram a disputar o mercado de trabalho com os brasileiros.
Falso, por fim. A desigualdade, com sua origem colonial, foi acentuada por boa parte dos períodos posteriores, sofrendo leves quedas durante a última década.
Explicação:
espero ter ajudado =3