• Matéria: Filosofia
  • Autor: Fffghgtrt
  • Perguntado 6 anos atrás

URGENTE

1-Segundo Rawls, o conceito hipotético de justiça vincula-se a ideia do desconhecimento a respeito da condição social, da etnia, também desconhecer o seu lugar na sociedade, sua classe, além de não saber qual é sua sorte na distribuição de recursos e das habilidades naturais, sua inteligência, força e coisas do gênero. Deste modo, os indivíduos poderiam, através de um contrato social, diminuir as desigualdades e ampliar uma justiça efetiva a toda sociedade. Esse “desconhecer” refere-se como característica de qual conceito?
( ) cooperação social;
( ) liberdade e igualdade;
( ) neocontratualismo;
( ) véu da ignorância;
( ) posição originária;
2- John Rawls, filósofo estadunidense, propõe uma teoria de justiça baseada no contratualismo de Locke e na ideia kantiana deontológica. Sabendo disso, entendemos o contraponto com a ideia aristotélica teleológica, pois:
a) A deontologia procura explicitar as ações humanas pelo dever, enquanto a teleologia visa a finalidade.
b) A deontologia apresenta-se como algo inovador enquanto a teleologia apresenta-se como algo ultrapassado e antigo.
c) A deontologia guia-se pela virtude individual e natural, enquanto a teleologia vislumbra a necessidade de leis punitivas que expressem o anseio da população.
d) A deontologia procura a construção do caráter, encontrando no meio termo o seu ideal, enquanto a teleologia encontra no respeito às leis o seu ideal.
e)A deontologia é falha, de modo que apresenta apenas uma hipótese do homem enquanto a teleologia leva em consideração o homem em seu estado natural.

3- Segundo Aristóteles, a virtude é uma disposição de caráter que se relaciona com a escolha e consiste numa mediania relativa a nós, na qual é determinada por princípios racionais próprios do ser humano que é dotado de sabedoria prática. Com base nos conhecimentos sobre a ética em Aristóteles, pode-se dizer que a virtude ética:
a) Implica na escolha do que é conveniente no excesso e do que é prazeroso na falta;
b) Reside no meio termo, que consiste numa escolha situada entre o excesso e a falta;
c) Pauta-se na escolha do que é mais satisfatório em razão de preferências pragmáticas;
d) Baseia-se no que é mais prazeroso em sintonia com o fato de que a natureza é que nos torna mais perfeitos.
e) Consiste na eleição de um dos extremos como o mais adequado, isto é, ou o excesso ou a falta;
4- Immanuel Kant, certa vez escreveu a seguinte frase: “Duas coisas me enchem a alma de crescente admiração e respeito, quanto mais intensa e frequentemente o pensamento delas se ocupa: o céu estrelado acima de mim e a lei moral dentro de mim.”Segundo essa frase, qual das alternativas abaixo explica de forma correta o que Kant está dizendo?
a) A lei moral da qual fala Kant nessa passagem é o imperativo categórico, uma norma moral universal;
b) As leis morais são subjetivas, já que estão dentro de cada um de nós, traduzindo-se como imperativo categórico;
c) A lei moral da qual Kant fala nessa passagem é a nossa consciência, que nos diz o que é certo ou errado;
d) A lei moral da qual fala Kant são as leis de determinado país, que dentro daquele país devem ser aplicadas sem distinção de classe, gênero ou raça;
e) As leis morais devem levar em consideração o maior bem ao maior número de indivíduos;
5- Habermas criticou a teoria da justiça de Rawls, apresentando aspectos contra a idealização do que é humano e contrapondo a teoria hipotética, pois essa, que difere da real natureza humana. Segundo esse viés, encontre abaixo a opção incorreta:
a) O consenso do sobreposto é falso, pois ao se considerar os membros imaginários de uma sociedade justa, acabamos por desconsiderar o real significado do que é humano.
b) Os princípios da justiça construídos a partir de um contrato hipotético e através de uma posição original de igualdade tem por base o véu da ignorância.
c) A teoria de Rawls se baseia numa sociedade justa ancorada em instituições também justas e associada ao consenso do sobreposto.
d) Partindo da ideia de posição original rawlsiana, Habermas afirma que os cidadãos pertencentes a determinada sociedade, seriam incapazes de adotar decisões que promovessem o bem-estar social de todos, “uma vez que são limitadas por seu egoísmo racional.”
e) O conceito de posição original, baseia-se na ideia de que através de um contrato social, admite-se uma administração estatal familiar, procurando um aspecto governamental de geração para geração.

Respostas

respondido por: PREDADOR20
0

Resposta:

1- véu da ignorância

2- A

3-B

4-C

5-E

Perguntas similares