01- Qual o objetivo da leitura de obra profunda de uma pintura?
02- Qual artista cubista influenciou esse movimento utilizando formas geométricas?
03- A perspectiva convencional fazia parte da estrutura técnica do cubismo?
04- Qual o nome da obra e do artista que marcou o início do cubismo?
05- Caracterize as duas fases do cubismo?
06- Qual o nome de uma das primeiras esculturas cubistas? Qual artista foi responsável?
Respostas
01- O Objetivo ao se fazer a leitura profunda de uma obra é buscar entender seus significados e o que ela representa, a qual período se relaciona e o que o artista quis representar com ela.
02- Um grande nome que representou o Cubismo foi Pablo Picasso, em seus períodos temos o Cubismo Analítico (1909–1912) e o Cubismo Sintético (1912–1919).
03- Não, pois os artistas cubistas procuravam novas maneiras de retratar o que viam, com a geometrização das formas, foram abandonadas as noções tradicionais de perspectiva.
04- O quadro "Les demoiselles d'Avignon", de Picasso, 1907 é conhecido como marco inicial do cubismo.
05- Cubismo analítico: Nessa fase, os objetos e pessoas representadas quebram-se em muitas faces, decompõem-se. O artista procura a visão total da figura, examinando-a em todos os ângulos ao mesmo tempo. E devido à fragmentação excessiva dos objetos, tornou-se quase impossível a identificação das figuras. As cores eram poucas. Pretos, cinza, tons de marrom e ocre, a pintura era feita com diversos tons da mesma cor.
Cubismo Sintético: A fase seguinte buscou recuperar um pouco as formas "identificáveis", com cores mais fortes e composições mais decorativas. Deu preferência às formas arredondadas e menos angulosas. Outra característica dessa fase do cubismo foi a utilização da colagem com a introdução de elementos no quadro, como letras, números, pedaços de jornal, vidros, madeira etc. Era uma alusão à presença real do objeto.
06- Raymond Duchamp-Villon, 1914, The Large Horse.