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O Saci-Pererê
Acredita-se que o Saci-Pererê tem origem nas tribos indígenas da Região das Missões, no Sul do país. E foi de lá teria se espalhou por todo o país. Verdade ou não, o fato é que o menino negro deIlustração. Menino negro, de um perna só, short e gorros vermelhos. Não usa camisa e nem sapato. Está com os braços escondidos atrás das costas e tem um olhar de danado. uma perna só e gorro vermelho é uma das figuras mais conhecidas do folclore brasileiro. Saci está sempre com um cachimbo na boca, pulando para lá e para cá. É um menino agitado que aparece com um redemoinho e que adora pregar peças nas pessoas. Ele adora, entre outras travessuras, esconder os objetos que dificilmente são encontrados novamente ou confundir as pessoas e fazer com que se percam.
Cuca
Quem nunca ficou com medo de ser raptado ao ouvir a cantiga “Nana neném que a Cuca vem pegar…”?
A lenda da Cuca parece ter surgido na Espanha e Portugal. Lá ela era chamada de “Coca” e tinha a forma de um dragão. Acredita-se que a lenda tenha viajado até o Brasil na época da colonização portuguesa. Mas fama mesmo ela ganhou muitos anos depois, nas histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato. Associada ao bicho papão, a figura da Cuca é usada para fazer medo às crianças que não obedecem seus pais e não querem dormir.
Curupira
Ilustração. Menino de pele morena, cabelo vermelho, olhos verdes e pés virados para trás. Está segurando uma flecha. Usa um colar e uma saia marrom feita de penas. Defensor da natureza, o Curupira vive nas matas brasileiras, tem os cabelos vermelhos e os pés virados para atrás. O seu nome tem origem tupi-guarani e sua função é espantar todos que querem destruir as matas. Para cumprir sua missão, emite sons e assovios que dão medo. E é muito difícil encontrá-lo, pois, quando anda, suas pegadas vão marcando o caminho contrário que ele está fazendo.
Lobisomem
O nome já diz tudo. É a mistura de um lobo com um homem. Segundo a lenda do Lobisomem, quando uma mulher tem sete filhos e o oitavo nasce homem, este último será um Lobisomem.Ilustração. Xereta está montada numa mula sem cabeça. Do lugar da cabeça, sai
Ao longo do dia, ele é homem. A partir da meia-noite, nas noites de lua-cheia, se transforma em Lobisomem. Ele se alimenta de sangue, e, segundo a mitologia, é violento. A lenda da mistura entre lobo e homem tem origem na Europa.
Mula sem cabeça
É uma mula, mas foge do normal. Ela não tem cabeça e expele fogo através do pescoço. A lenda diz que quando uma mulher namora um padre, como forma de maldição, ela é
transformada em uma mula sem cabeça. Das noites de quinta-feira para sexta-feira, a mulher vira o animal e solta fogo pelo pescoço, enquanto sai galopando na escuridão.
Boto
Dizem que nas noites de festa junina, na Amazônia, o boto sai do rio e transforma-se em um homem belo e atraente. Ele seduz as mulheres, as leva para o fundo do rio e as engravida.
A lenda do boto tem origem na região Amazônica, onde é comum encontrá-lo.
Negrinho do Pastoreio
Depois de ter sido injustamente acusado de perder um dos cavalos do seu dono, um menino escravo teve que voltar ao pasto para recuperar o cavalo. Como não achou o animal, o patrão fez o menino passar a noite dentro de um formigueiro. No dia seguinte, o garoto estava livre, sem nenhum ferimento e montado no cavalo baio que havia sumido. Pela lenda, foi um milagre que salvou o menino. O Negrinho do Pastoreio é uma lenda típica da região Sul e o menino é considerado o protetor das pessoas que perdem algo.