Respostas
Resposta:
principal fato histórico que permeia o Romantismo no Brasil é a chegada da Família Real portuguesa, em 1808. Nesse período, o país deixou oficialmente de ser uma colônia de exploração e passou a ser a sede do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Com isso, uma série de modernizações começou a ocorrer no país. Algumas das principais delas são:
criação da imprensa brasileira;
construção do Museu Nacional (incendiado em 2018);
fundação do Banco do Brasil;
decreto de abertura dos portos às nações amigas;
criação do Ministério da Marinha, das Relações Exteriores e do Tesouro Nacional, assim como a fundação da Casa de Suplicação do Brasil (atual Supremo Tribunal da Justiça).
Resposta:
O desenvolvimento da prosa romântica no Brasil tem ligação com o surgimento da imprensa no país, em 1808. O cenário brasileiro permanecia o mesmo: rural e escravista, onde a alta sociedade carioca procurava imitar os hábitos dos burgueses europeus. Portugal não permitia que a imprensa fosse introduzida no país, mas isto mudou com a chegada da corte Portuguesa no Rio de Janeiro. Criou-se, assim, um público leitor, que aumentou a publicação de folhetins, permitindo o desenvolvimento da prosa romântica.