Segundo Sacristán (2013), o currículo configura-se como um instrumento para a constituição do percurso da carreira do estudante por meio dos conteúdos e sua organização, ou seja, a definição de tudo o que o aluno deve aprender e em que ordem isto deve acontecer. Assim, este autor conclui que o currículo exerce uma função reguladora do conteúdo e das práticas envoltas nos processos de ensino e aprendizagem, estruturando todo o desenvolvimento e processo de escolarização. A Base Nacional Comum Curricular, BNCC, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, define os direitos e objetivos de aprendizagem das crianças, orientando as instituições educativas na elaboração do currículo. Neste contexto, você é professor de uma escola publica e está reunindo-se semanalmente junto a outros professores para certificar-se de que o curriculo da escola, alem de adequado à realidade local, também está sendo reestruturado em consonancia à BNCC. Durante as reuniões, todos os professores foram orientados a proceder com a leitura do material individualmente, que foi dividido em partes para posteriormente ser discutido em conjunto na proxima reuniao. Desafio A partir disso, você se comprometeu a esclarecer com os colegas os primeiros passos para a elaboração do curriculo da educação infantil. Para a parte que lhe cabe, estabeleça: a) o que é necessário que os professores façam para planejar o trabalho cotidiano com as crianças. b) o que são e quais são os direitos mediadores de aprendizagens significativas, determinados pela BNCC.
Respostas
Resposta:
Reuniões para a implementação da BNCC na escola representam uma oportunidade para os professores discutirem os ajustes de acordo com as necessidades mais urgentes do ambiente escolar em questão, proporcionando também uma gestão democrática do curriculo.
a) Para planejar o trabalho no cotidiano, os professores precisam analisar e identificar as conquistas e as dificuldades percebidas nas práticas com as crianças, realizando a observação da trajetória de cada criança e de todo o grupo. Segundo a BNCC, "Parte do trabalho do educador é refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças."
b) Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil são seis pontos que criam as condições necessárias para que as crianças aprendam em ambiente ativo, onde podem encontrar desafios e explorar significados de si, do mundo e dos outros. São elas:
Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
Explicação:
Para que os educadores planejem o cotidiano escolar das crianças, é importante estar atento e alinhado as propostas tanto da LDB quanto da BNCC que fornecem respaldo para a atuação do educador propondo um estímulo ao desenvolvimento desses jovens. Na letra B, vemos que os direitos / competências da Base Nacional Comum Curricular são:
- O conhecimento;
- O Pensamento científico, crítico e criativo;
- O repertório cultural;
- A comunicação;
- A cultura digital;
- O Trabalho e Projeto de Vida;
- A argumentação;
- A Autoconhecimento e auto cuidado;
- A empatia e a cooperação;
- E por fim, a Responsabilidade e cidadania.
Por fim, o objetivo desse educador baseado na BNCC é fornecer as melhores condições para o indivíduo se formar desde sua fase inicial na instituição escolar, ou seja, ele estará apto para atuar em sociedade ao longo de seu desenvolvimento.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/16472924