texto 2 após o final da segunda guerra mundial, as indústrias norte americanas começaram a se reestruturar, e o governo começou a dar incentivos para aumentar o poder de compras. as consequências disso foram um consumo exagerado e a soberania dos eua perante aos outros países. a cultura americana baseava-se no consumismo, na industrialização e nas culturas de massa. é nesse contexto que surge a pop art. esse movimento artístico do pós-guerra emergiu entre as décadas 50 e 60. nasceu na inglaterra, mas popularizou-se no eua. um grupo formado por jovens artistas e críticos, denominados independent group, foi o precursor da pop art em 1952, com propósitos de desafiar ideias aceitas sobre a arte moderna. frequentemente utilizando signos estéticos massificados como forma de expressão artística, ou removendo materiais do seu contexto tradicional, isolando ou unindo a outros materiais com fins meramente contemplativos, a pop art veio como uma crítica irônica da cultura de massas e da vida cotidiana materialista. mathias, ohana waichert. pop art e a sociedade de consumo. disponível em: acesso em: 02 ago. 2020. conforme vimos, vivemos hoje na chamada era transestética, em que a arte e a cultura foram tomadas pela indústria cultural e passaram a ser tratadas como bens de consumo. considerando as informações apresentadas nos textos 1 e 2, bem como as discussões sobre a estetização do mundo travadas ao longo da semana de conhecimentos gerais, analise as afirmações a seguir. i. a pop art é um exemplo de como os artistas podem, por vezes, fazer uso da arte como um instrumento de crítica e reflexão acerca da realidade. ii. o consumismo e a chamada cultura de massa foram fatores cruciais para o surgimento da pop art, a qual tece críticas ao modo de vida materialista. iii. o capitalismo artista ou criativo transestético é, também, marcado por um trabalho sistemático de estilização do mundo visando o resgate do conceito original de arte como expressão. é correto o que se afirma em
Respostas
Resposta:
Alternativa 4: I e II, apenas.
Explicação:
I. A Pop Art é um exemplo de como os artistas podem, por vezes, fazer uso da arte como um instrumento de crítica e reflexão acerca da realidade.
VERDADEIRO.
“(...) a Pop Art veio como uma crítica irônica da cultura de massas e da vida cotidiana materialista.”
II. O consumismo e a chamada cultura de massa foram fatores cruciais para o surgimento da Pop Art, a qual tece críticas ao modo de vida materialista.
VERDADEIRO.
“Após o final da segunda guerra mundial, as indústrias norte americanas começaram a se reestruturar, e o governo começou a dar incentivos para aumentar o poder de compras. As consequências disso foram um consumo exagerado e a soberania dos EUA perante aos outros países. A cultura americana baseava-se no consumismo, na industrialização e nas culturas de massa. É nesse contexto que surge a Pop Art.
(...) a Pop Art veio como uma crítica irônica da cultura de massas e da vida cotidiana materialista.”
III. O capitalismo artista ou criativo transestético é, também, marcado por um trabalho sistemático de estilização do mundo visando o resgate do conceito original de arte como expressão.
FALSO.
“Esse movimento artístico do pós-guerra emergiu entre as décadas 50 e 60. Nasceu na Inglaterra, mas popularizou-se no EUA. Um grupo formado por jovens artistas e críticos, denominados Independent Group, foi o precursor da Pop Art em 1952, com propósitos de desafiar ideias aceitas sobre a arte moderna.”