Expedições ultramarinas : posteriores e ? ajudem - meeeeeeeeeeeee favorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
Respostas
Explicação:
-A Peste negra, a guerra dos cem anos, além do monopólio da lucrativa rota do mediterrâneo das especiarias exercido pelas cidades italianas foram fatores que contribuíram para a expansão ultramarina, pois forçaram a burguesia européia a buscar novas alternativas para expandir o comércio tornando evidente que a saída para esta situação era a navegação atlântica. Teve origem aí o processo de expansão marítima européia.
Eram necessários investimentos de vulto, para a empreitada de enfrentar a desconhecida navegação no Oceano Atlântico, e estes estavam muito além das possibilidades de qualquer cidade européia isoladamente. Para isso, era necessária a mobilização ampla de recursos, o que foi feito em escala nacional, tornando a centralização monárquica um verdadeiro pré-requisito para a expansão marítima.
A precoce centralização monárquica com a Revolução de Avis em 1835, associada aos poderes políticos concentrados nas mãos do rei, ligados aos interesses do setor mercantil, teve papel decisivo na montagem das grandes navegações portuguesas.
A conquista de Celta deu o impulso inicial para as EXPEDIÇÕES ULTRAMARINAS realizadas por Portugal nos séculos XV e XVI.
Ficou meio grandinho mas
Espero ter ajudado ♡