• Matéria: História
  • Autor: luanahabitzreiter
  • Perguntado 6 anos atrás

a- O que foi o holocausto;
b- O que foi o antissemitismo;
C- O que foram as Leis de Nuremberg e o que diziam;
d- O que foi a "noite dos cristais”;
e- O que foi a “solução final” e quais as ideias debatidas entre as lideranças nazistas nessa perspectiva e quais foram colocadas em prática;
f- o que foram os campos de concentração;
g- o que aconteceu com muitos líderes nazistas após a rendição alemã na segunda guerra.​

Respostas

respondido por: isabelesantos9
1

a) Foi o genocídio ou assassinato em massa de cerca de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, no maior genocídio do século XX, através de um programa sistemático de extermínio étnico patrocinado pelo Estado nazista, liderado por Adolf Hitler e pelo Partido Nazista e que ocorreu em todo o Terceiro Reich e nos territórios ocupados pelos alemães durante a guerra.

b) O antissemitismo foi o termo utilizado para expressar a aversão preconceituosa e xenofóbica contra os judeus. A palavra “judeu” originou-se na Antiguidade grega para designar os povos que habitavam o Reino de Judá.

c) A Lei de Nuremberg foi uma lei aprovada em 1935, na Alemanha nazista. Elas legislação a respeito da miscigenação, cidadania e da bandeira alemã, eram analisadas as condições para que uma pessoa fosse considerada ou não cidadã alemã.

d) Noite dos Cristais, Noite de Cristal ou Noite de Cristal do Reich, foi um pogrom contra os judeus pela Alemanha Nazi na noite de 9-10 de Novembro de 1938, levada a cabo pelas forças paramilitares das SA e por civis alemães.

e) A Solução Final foi um plano elaborado por Heydrich e Himmler e visava o extermínio dos judeus da Europa a partir do Einsatzgruppen e das câmaras de gás. Solução Final foi o nome dado pelos nazistas para a sua política de genocídio cometida principalmente contra os judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

Heydrich e Himmler apropriaram-se de antigos planos e projetos debatidos pela cúpula nazista e sugeriram-nos a Adolf Hitler.

Primeiramente, a Solução Final consistia em utilizar do trabalho dos judeus, alimentados de forma mínima, em um regime de escravidão. Essa proposta baseava-se no plano nazista que pretendia deixar 30 milhões de eslavos com pouca alimentação para que os alimentos fossem prioritariamente direcionados aos cidadãos alemães.

Em seguida, seria implantado gradativamente o projeto de extermínio dos judeus durante a guerra. Dessa forma, Heydrich e Himmler anteciparam o projeto de Hitler que pretendia dizimar os judeus depois da guerra. Por fim, o trabalho dos judeus seria utilizado para transformar o Leste Europeu em uma grande colônia de exploração alemã, assim como sugeria a ideia nazista de “espaço vital”.

A ordem de Hitler para iniciar a execução da Solução Final foi transmitida por Hermann Göring em julho de 1941.

f) Os campos de concentração eram utilizados para a detenção de civis ou militares, geralmente em tempos de guerra.

No entanto, historicamente há numerosos registros de exploração de mão-de-obra em regime de escravidão, bem como tortura e extermínio para presos políticos, prisioneiros de guerra e membros de grupos étnicos.

g) No dia 30 de abril, os soviéticos invadiram e conquistaram o Reichstag (parlamento) e, poucas horas depois, Hitler cometeu suicídio junto de sua esposa, Eva Braun. Após sua morte, o comando foi entregue ao almirante Karl Dönitz, e a rendição oficial da Alemanha Nazista aconteceu em 2 de maio de 1945.

Alfred Jodl foi feito prisioneiro após a rendição e posteriormente considerado culpado por crimes de guerra nos Julgamentos de Nuremberg, obtendo enforcamento como sentença. Alguns anos depois, em 1953, recebeu um perdão póstumo e teve sua sentença revista.

Perguntas similares