) A alternativa que representa o processo de Transição do Feudalismo para o capitalismo: * 1 ponto a) mão-de-obra escrava, grandes extensões de terras dedicadas à monocultura e produção estabelecida pela demanda do mercado interno. b) acumulação primitiva do capital, liberação da mão-de-obra do campo para a cidade e crescente progresso da técnica aplicada à produção. c) escravismo antigo, terra de propriedade estatal com usufruto da elite agrária e comércio externo determinado pelo Estado. d) proletariado urbano, concretização dos "trustes" e produção industrial estabelecida por uma demanda artificial. e) produção de subsistência, propriedade comunal dos campos e comércio estabelecido por rotas domésticas.
Respostas
Resposta:
e)produção de subsistência, propriedade comunal dos campos e comércio estabelecido por rotas domésticas.
Explicação:
Resposta: Letra B
Explicação:
O Feudalismo é um sistema marcado pela existência de poder descentralizado em vários senhores feudais e presente principalmente na terra.
Um sistema marcado por poucas inovações tecnológicas (embora existentes) e com uma sociedade hierarquizada com pouca mobilidade social: Dividia-se (de maneira bem simplificada) entre nobreza e clero (uma minoria da sociedade que se preocupava com a reza e a guerra) e o campesinato, a maioria da sociedade que tinha a função de plantar e colher.
O sistema econômico era basicamente o plantio, colheita e pastoreio voltados para a subsistência e manutenção do contrato entre os servos e os senhores feudais.
O Capitalismo, por outro lado, se consolidou como um sistema voltado para a acumulação de capital, que posteriormente será reinvestido em nome da inovação tecnológica e em nome da criação de estados nacionais centralizados (ou monarquias absolutistas de modo geral); a saída do campesinato em direção às cidades onde serviriam como mão-de-obra nas nascentes guildas (locais de produção e artesanato especializados em determinadas produções) e a criação e perpetuação da técnica de produção gerando um excedente de produção e barateamento dos produtos artesanais.