Alguns fatores podem alterar a rapidez das reações químicas. A seguir, destacam-se três exemplos no contexto da preparação e da conservação de alimentos: (1) A maioria dos produtos alimentícios se conserva por muito mais tempo quando submetidos à refrigeração. Esse procedimento diminui a rapidez das reações que contribuem para a degradação de certos alimentos. (2) Na preparação de iogurtes, adicionam-se ao leite bactérias produtoras de enzimas que aceleram as reações envolvendo açúcares e proteínas lácteas. (3) Um procedimento muito comum utilizado em práticas de culinária é o corte dos alimentos para acelerar o seu cozimento, caso não se tenha uma panela de pressão. Com base no texto, quais são os fatores que influenciam a rapidez das transformações químicas relacionadas aos exemplos 1, 2 e 3, respectivamente? *
3 pontos
a)Concentração, superfície de contato e catalisadores.
b)Temperatura, catalisadores e superfície de contato.
c)Temperatura, superfície de contato e catalisadores.
d)Superfície de contato, temperatura e concentração.
e)Temperatura, concentração e catalisadores.
Respostas
Resposta: alternativa b
Explicação:
Resposta:
1. c) Temperatura, superfície de contato e catalisadores.
2. b) diminui a energia de ativação da reação.
Explicação:
1 - No item 1, evidencia-se a ação da temperatura utilizada para conservar alimentos, pois a temperatura inibe a ação de micro-organismos; item 2 ao cortar os alimentos aumenta-se a superfície de contato; o item 3 as bactérias são definidas com biocatalisadores acelerando a reação.
2 - Os catalisadores atuam fornecendo um caminho de reação que possua menor energia de ativação, aumentando a velocidade de formação dos produtos. Os catalisadores não são consumidos ao final da reação e são necessários apenas em uma pequena quantidade. Neste caso, a catálise aumenta o rendimento da produção de amônia, viabilizando economicamente o processo.
Classroom