AJUDA PFVRR, só duas questões
01: (PUC-MG) Relacionam-se às viagens marítimas europeias dos séculos XV e XVI, exceto:
A - o desenvolvimento de técnicas náuticas;
B - o estabelecimento de novas rotas comerciais;
C - o enfraquecimento dos Estados Absolutistas;
D - a implantação das práticas mercantilistas.
02: (UNIRIO/RJ) Inúmeros escritores e poetas portugueses retrataram o imaginário que acompanhou o homem ibérico na sua aventura pelos mares nunca dantes navegados. Temores e fantasias não o impediram de se lançar às águas do mar Oceano, arriscando-se em busca, principalmente, de:
A - novos caminhos para o Oriente, novos mercados, metais preciosos e propagar a fé cristã;
B - escravos africanos, cana-de-açúcar, metais preciosos e catequizar os indígenas;
C - escravos e ouro, desvendar os segredos dos mares e descobrir correntes marítimas desconhecidas;
D - ouro e marfim, expandir o protestantismo e romper o monopólio árabe-veneziano no Mediterrâneo;
E - pau-brasil, testar os novos conhecimentos náuticos e conhecer novas rotas.
Respostas
Resposta:
1- C
2- A
Explicação:
1- A expansão marítima deve-se justamente ao contrário, deve-se a força econômica da europa, resaltando o pioneirismo português e ao espanhol que conseguiram privar-se de conflitos e por possuirem uma boa geografia no mapa. Ficando sem conflitos nao gastavam renda com armamentos e ficavam fortalecendo a idéia de se lancarem ao mar.
2- Nesse período o comércio mais lucrativo era o de vendas de especiarias no oriente( Índias), porém o caminho mais curto era pelo mediterrâneo contudo cidade como Gênova e veneza cobravam altos impostos por quem passava por ali, assim surgiu a necessidade de outro caminho para as índias. A busca por metais preciosos já que as jazidas europeias haviam acabado que originou o famoso metalismo. No quesito religioso a Igreja perdia cada vez mais cristãos para a reforma protestante, fazendo a igreja católica ter uma resposta forte em catequisar e em reconquistar fiéis, esses jesuitas vieram para o brasil e fizeram catequese em índios além de outros medidas adotadas por eles.