Ao se estabelecer um paralelo entre os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga Clássica e os Jogos da Era Moderna, podemos afirmar que: a. Assim como nos dias atuais, os gregos antigos celebravam a união dos povos convidando para suas festividades os seus vizinhos na Ásia Menor. b. Celebram nos dois momentos valores religiosos, na Grécia esteve vinculado ao paganismo e na atualidade ao cristianismo. c. Para disseminar os novos valores, o barão de Coubertin procurou romper com toda a herança existente dos jogos existentes na Grécia Antiga, abolindo seu ritual e simbolismo. d. Mais do que o prestígio e honra de seus concidadãos, os atletas olímpicos na Grécia Antiga competiam em busca das grandes premiações que eram oferecidas aos vitoriosos. e. A vitória nos jogos era uma demonstração importante de poder tanto para as cidades-estados gregas antigas como para as nações hegemônicas globais.
Respostas
Resposta:
As antigas Olimpíadas eram apenas para os homens, no que diz respeito a competições de atletismo e esportes de combate.
As mulheres sequer eram autorizadas a assistir. No entanto, algumas podiam competir nos eventos equestres, mas só no papel de substitutas dos donos dos cavalos e das carruagens.
A primeira vitória feminina de que se tem registro foi a de uma princesa espartana.
Acredita-se que uma possível razão para a exclusão das mulheres seja o fato de que os atletas, lutadores e boxeadores tinham que competir sem roupa.
A antiga palavra grega para "exercitar-se" significava literalmente "ser inflexível pelado", provavelmente por motivos religiosos, já que os Jogos eram uma festa de homenagem a Zeus.
Cavaleiros e condutores de carruagens usavam roupas nas competições, mas eles eram vistos como empregados, e não donos dos cavalos - que ficavam com os louros da vitória.
Explicação: