Leia o texto a seguir. Não se vá buscar altura literária nos primeiros documentos que tratam da terra recém-descoberta por Cabral: as informações dizem respeito sobretudo ao pitoresco da fauna e da flora, bem como vislumbram as virtualidades econômicas de uma empreitada colonizadora. Os interesses e os serviços da Igreja também se fariam sentir: os missionários jesuítas difundem a fé cristã e fundam a primeira escola, abrindo caminho para a forte presença que teria a representação da Santa Sé junto ao poder colonial, à futura Monarquia e mesmo à República. (Carlos Santoro Nunes, inédito)
Atente para estes segmentos:
I. “Não é menos admirável outra planta, que nasce nos ramos de qualquer árvore e ali cresce, e dá um fruto grande e mui doce chamado caragatá, e entre suas folhas se acha todo o verão água frigidíssima”.
II. “[...] e este nome Brasil se lhe ajuntou por respeito de um pau chamado desse nome, que dá uma tinta vermelha, estimado por toda a Europa, que só desta província se leva para lá”.
III. “De William James a Voronoff. A transfiguração do Tabu em totem. Antropofagia”. Constitui exemplo da literatura de informação, produzida nos primeiros tempos da nossa colonização, o que está em
(A) I, II e III.
(B) I e II, apenas.
(C) II e III, apenas.
(D) I e III, apenas.
(E) II, apenas.
Respostas
respondido por:
21
Resposta:
(B) I e II, apenas
Explicação:
Literatura de informação é um segmento do Quinhentismo, o primeiro movimento literário ocorrido no Brasil, logo após a chegada dos colonizadores portugueses. Possui esse nome pois seu principal objetivo era informar o que ocorria na colônia portuguesa ou seja a 1 e a 2 está informando o que ocorria
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás