01- Qual o nome da hipertrofia, ou seja, aumento das glândulas mamárias causada pelo uso dos esteroides
anabolizantes?
Respostas
Resposta:
Os EAA (esteroides anabólicos androgênicos) são hormônios que englobam a testosterona e seus derivados. São responsáveis pelas características sexuais masculinas secundárias, ou seja, estão intimamente ligadas à masculinidade. Geralmente são utilizados por esportistas, especialmente os praticantes de musculação. No organismo os EAA são produzidos nos testículos e no córtex adrenal, sendo utilizados nos esportes para ganho de massa e aumento da força física. Os EAA podem causar diversos efeitos colaterais graves. Este artigo tem a intenção de despertar o interesse dos praticantes de esportes que utilizam esses hormônios de forma irregular e que podem provocar consequências irreparáveis ao organismo afetado.
Palavras-chave: Aceleradores, Anabolizantes, Musculação
Introdução
Os anabolizantes são hormônios sintéticos muito similares à testosterona (hormônio sexual masculino) que foram desenvolvidos inicialmente para fins terapêuticos sendo utilizado no tratamento de diversas doenças. Hoje não somente com esse objetivo, é utilizado também como um meio rápido de adquirir maior competitividade, maior capacidade de recuperação de lesões e até mesmo como forma de adquirir um "corpo perfeito”. Possuem uma estrutura química semelhante a de esteroides, responsáveis pelo equilíbrio das funções vitais do organismo podendo ser chamado de esteroides anabolizantes. O uso ilícito desses esteroides androgênicos anabólicos pode acarretar a utilização em doses mais elevadas que o recomendado causando diversos efeitos no metabolismo.
O metabolismo é toda reação química no organismo que gaste energia para produzir ou alterar moléculas. O metabolismo energético, envolvido na perda e no ganho de peso, corresponde a apenas uma parte do metabolismo corporal. Existem vários processos metabólicos acontecendo ao mesmo tempo. O metabolismo basal é responsável por 60% a 70% do gasto calórico diário. São as calorias necessárias para manter as funções vitais do organismo, como os batimentos cardíacos, a pressão arterial e a temperatura corporal. Já o metabolismo da atividade física é o gasto energético quando da prática de atividades físicas, sejam elas simples ou mais complexas e corresponde de 20% a 50% do gasto energético diário, dependendo da modalidade e da intensidade do exercício.
Explicação: