O PRIMEIRO TEXTO É DA QUESTÃO 1 E O SEGUNDO E TERCEIRO DA QUESTÃO 2 São Paulo não está apenas descontente. Está ferido na sua sensibilidade. O que a Revolução lhe pediu ele lho deu... Por que a Revolução tarda em restaurá-lo na sua autonomia e no governo direto de seus filhos? Cansado de viver como terra conquistada, São Paulo... pede apenas, à frente da administração de seus negócios, um de seus filhos que lhe compreenda o espírito e não lhe golpeie o coração”. (O Estado de S. Paulo, 27 de janeiro de 1932) 1- Explique os impasses políticos discutidos por esse jornal e indique seus desdobramentos.
Respostas
Resposta:Basicamente, a nomeação do interventor federal João Alberto por Getúlio Vargas confrontou-se com as elites de São Paulo que perderam a influência e o poder político que detinham antes da Revolução de 1930. A crescente campanha contra o intervencionismo de Getúlio Vargas e a exigência de uma Constituição para o país resultariam na Revolução Constitucionalista de 1932.
Explicação:
1 - O impasse político ocorreu quando houve a nomeação do interventor federal João Alberto por Getúlio Vargas.
Isso ocasionou um confronto com as elites de São Paulo que perderam a influência que tinham na época da república velha.
O intervencionismo de Getúlio Vargas na política resultou na Revolução Constitucionalista de 1932, vindo após isso um governo populista.
Populismo
O populismo é uma forma de governo que o político se aproxima das demandas dos mais pobres.
Isso ocorre especialmente em época de guerra ou de crises econômicas, ou sociais.
Você pode ler mais sobre o governo de Getúlio Vargas em: brainly.com.br/tarefa/46914870
#SPJ2